07 de Janeiro de 2011 17h21

Seminfe garante que coleta do lixo será regularizada 100%

07/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O problema da coleta de lixo na Capital mato-grossense está com seus dias contados, garantiu hoje (07-01) o secretário adjunto da Seminfe (Secretaria de Infraestrutura do Município), engenheiro Quidauguro Marino Santos da Fonseca, que esteve em audiência com o prefeito Chico Galindo, às 14 horas, no Palácio Alencastro. Ele se referia à assinatura iminente do novo contrato com a empresa Delta, responsável pela área.

"Trata-se de uma solução definitiva, não paliativa. Até porque essa empresa será reforçada com novos caminhões trucados, de capacidade duplicada, se comparados aos atuais ('tocos')". Os trucados, detalha Quidauguro, têm capacidade de realizar apenas uma viagem com o dobro da carga coletada pelos 'tocos', o que representa mais economia e agilidade operacional.

"Além disso, vão garantir a regularidade da coleta de lixo, para tranquilidade do povo cuiabano. Acúmulo de lixo realmente incomoda bastante, e a Prefeitura tem consciência desse problema. Tanto que empreendeu esforços incessantes para que uma solução eficaz fosse encontrada e operacionalizada no Município. Outra coisa: não acumular lixo, destinando-o para lugares certos, sem riscos de depredar o meio ambiente, são desafios que qualquer centro urbano enfrenta cotidianamente", frisou ele.

Quidauguro disse que a Prefeitura de Cuiabá tem feito o 'dever de casa', pautada no princípio de guardiã ambiental, 'como deveria ser a atuação de todas as instituições, públicas e privadas', ressaltou. "Cada ação, por menor que seja, pode implicar em riscos à natureza. Assim, todo cuidado é importante quando se desenvolve algum projeto ou trabalho de amplitude maior, não importa a Pasta. O próprio manuseio do lixo exige certos procedimentos básicos. A reciclagem do lixo é uma das prioridades que o Planeta inteiro deve adotar e cuidar para que se torne hábito dos cidadãos. É pensar hoje no amanhã. Em resumo, a Seminfe trabalha em moldes semelhantes", explicou.