10 de Novembro de 2010 18h00

Segurança na Copa 2014 é debatida no Palácio Alencastro

10/11/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Com a presença do gerente de Segurança da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), Hilário Medeiros, foi realizada hoje (10-12), às 15 horas, no Palácio Alencastro uma reunião para debater a questão da segurança durante os jogos da Copa do Mundo 2014. O secretário de Governo do Município, Lamartine Godoy, representou o prefeito Chico Galindo, que se encontra em Brasília.

Também participaram dessa reunião outros titulares do staff da Prefeitura (jornalista Flávio Garcia, Carlos Roberto da Costa, Fernando Biral, Edivá Alves e coronel Denésio Pio). Pela Agecopa, estiveram presentes os diretores Carlos Brito, Agripino Bonilha Filho e o coronel Lindomar Costa, coordenador de Segurança.

A Polícia Militar foi representada pelo coronel Osmar Lino de Farias, que destacou a importância de se unir esforços institucionais para que a segurança seja um dos destaques da Copa 2014. No que depender do empenho da corporação, afirmou, o transcurso da Copa do Mundo se dará em clima de completa tranquilidade para a população. "O efetivo estará a postos, ainda que o evento Copa seja pacífico".

O diretor Carlos Brito (Agecopa) explicou que o representante da Fifa veio à Cuiabá  com o objetivo de conhecer a matriz estrutural elaborada para a área de segurança. "Ele quer se inteirar do planejamento das corporações e o que é de competência dos municípios. Essa reunião inicial foi importante no sentido de fazer alertas para as providências que serão adotadas".

Brito afirmou ainda que, em março próximo, a maior parte das obras da Copa 2014, via Agecopa, serão agilizadas. "Não nos descuidamos da parte de segurança estratégica. O propósito é que não haja caos quando as obras estiverem em execução. Poderemos estabelecer rodízios, inversão de mãos, para minimizar o impacto previsto. São obras que buscam soluções, e é vital que tenham tempo de duração significativa".

O secretário Lamartine Godoy agradeceu a presença dos membros da Agecopa, do representante da Fifa e das demais autoridades na reunião. "Sentimo-nos honrados. Falo em meu nome, dos colegas presentes e do prefeito Chico Galindo. Essa visita de cortesia da Fifa e Agecopa permitiu que discutíssemos ações em fase de elaboração com vistas à Copa 2014. É um contato preliminar para estreitar o relacionamento com a Fifa. Os prefeitos, sem dúvida, vão colaborar com a estrutura necessária para a realização deste evento".

Ele salientou que o apoio logístico da Guarda Municipal de Cuiabá está garantido, e “é igualmente importante para garantir a segurança patrimonial e outras ações com equipes institucionais".