22 de Setembro de 2010 17h29

Secretário Moisés Dias recebe comissão do Coxipó do Ouro

22/09/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

Uma comissão de dirigentes de entidades comunitárias da região do Coxipó do Ouro foi recebida hoje (22-09) à tarde, no Palácio Alencastro, pelo secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Moisés Dias. Composta por cinco membros, a comissão deixou claro que o Coxipó do Ouro, hoje com mil famílias, aproximadamente, reivindica do Poder Público a elaboração de um projeto de asfaltamento de 18 quilômetros entre a Ponte de Ferro e o Coxipó do Ouro. Trata-se de trecho complexo, recordista de acidentes, em face da poeira densa e trânsito pesado, conforme relataram. "Por ali não se vê nada, e aí os acidentes acontecem sucessivamente", afirmou Marcos Santiago, da comunidade Arraial dos Freitas.

Ainda registrara m presenças nessa reunião Thomaz Aquino de Oliveira (presidente da Associação dos Agricultores Familiares de São Gerônimo), Nilton Gomes (Comunidade Ponte de Ferro), Wilmar de Souza (Comunidade dos Médicos), Aldo Azevedo (Recanto Tranquilo e Colina Verde) e Benedito da Costa Monteiro (Coxipó do Ouro). O vereador Júlio Pinheiro também prestigiou o encontro.

O secretário Moisés Dias ouviu atentamente as explanações dos integrantes da comissão do Coxipó do Ouro. Informou-lhes que o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, se encontrava hoje em Brasília-DF, onde articula a liberação de recursos (PAC 2) junto ao Ministério do Turismo, com apoio do senador Gim Argello, relator da Lei Orçamentária Anual do Congresso. "Também está agendada audiência no Ministério das Cidades. A expectativa é de que, no próximo dia 30, sejam confirmados os valores desses projetos para Cuiabá, pois contemplam diversas áreas de interesse geral da população".

Segundo o titular de Governo, é preciso verificar detidamente se existe algum embargo com referência ao asfaltamento do trecho reivindicado, Ponte de Ferro a Coxipó do Ouro. "Parece que o Ibama acenou com restrições para asfaltá-lo, em face de isto se constituir em perigo de atropelamento de animais silvestres no entorno dessa região. Mas vamos checar". Ele observou, por outro lado, que o Rodoanel, em fase de conclusão, vai passar ali próximo.

Ainda foi explicado à comissão os procedimentos adotados com vistas à conclusão das obras do Balneário Ponte de Ferro. Moisés Dias informou que a Prefeitura de Cuiabá já encaminhou a readequação do projeto à CEF. "As obras só podem ser retomadas depois que a CEF sinalizar positivamente".

Uma nova reunião, possivelmente com a presença do prefeito Chico Galindo, ficou marcada para esta sexta-feira, em horário a ser confirmado. "Vou me inteirar se existe algum projeto a respeito, ou se  isso é competência do governo federal (Dnit). Da parte do Município, o empenho será total para que o benefício reivindicado realmente aconteça. Enfim, nesta sexta já teremos uma noção mais precisa a respeito desta reivindicação".

Moisés disse acreditar que todos os empreendimentos turísticos serão contemplados na Capital, por conta da Copa 2014 e das próprias necessidades da Capital, hoje em crescimento célere. "Se o assunto é turismo, as obras terão asfalto, com certeza". Ele também sugeriu aos moradores do Coxipó do Ouro para que desenvolvam o turismo rural naquela região, que tem potencial para se tornar produtiva.