07 de Setembro de 2011 22h07

Secretária Adjunta de Educação recebe bandeira de Cuiabá em desfile de 7 de Setembro

07/09/2011

Viviane Moura/PMC

A entrega das bandeiras do Brasil, Mato Grosso e Cuiabá, por paraquedistas do Exército brasileiro, deu início ao Desfile Cívico de 7 de Setembro, data em que se comemora a Proclamação da Independência do Brasil, nesta quarta-feira. A Secretária Adjunta de Educação de Cuiabá, Cilene Maciel, recebeu a bandeira, representando o prefeito da capital, Francisco Galindo

Para a secretária, o desfile é de suma importância para as crianças do município aprenderem mais sobre o civismo,  ter responsabilidade com a Pátria, sua cidade e autoridades. “É preciso oferecer valores aos jovens através de ações cívicas, incutindo assim, a ética no ambiente escolar. Retomar essa vontade de servir à Pátria, de respeitá-la”, defende ela.

Estudantes de seis escolas municipais participaram do desfile que contou ainda com apresentações de fanfarras das escolas, saltos de páraquedas, vôos rasantes de helicóptero e apresentações de tanques das Forças Armadas.

No local, a população composta por mais de 40 mil pessoas, pôde ver o desfile que continha 3.500 participantes, entre instituições civis e militares, segundo informações dos organizadores do evento.

Desfile do CPA reúne alunos de 22 escolas municipais

O mesmo espírito que reuniu a população cuiabana na Praça das Bandeiras, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, foi visto na Grande CPA, onde também ocorreu um desfile cívico em comemoração aos 189 anos de Independência do Brasil.

O tradicional desfile de 7 de setembro, que é realizado no bairro há 20 anos, contou com a presença de alunos de 22 escolas municipais da capital. Este ano, a Parada foi organizada pela Subprefeitura Regional Norte em parceria com a associação de Moradores do CPA II.

A administradora da Regional Norte, Ana Flávia Botelho, destacou o evento cívico como um ato de amor ao País. “O envolvimento que as pessoas adquirem com o desfile resgata o sentimento de união. A Pátria simboliza a construção e formação de um povo, é o que o nosso bairro vê aqui hoje”, frisou.

Para o secretário de Cultura do município, Luiz Poção, os festejos da Independência demonstram claramente a interação entre a comunidade, escolas e o poder público, todos unidos em torno de um objetivo em comum, reverenciar o País. “O desfile mostra que não há separação da cidade, do Brasil, quando se trata de civismo. Todos estão engajados, essa ação fortalece o civismo e mostra a importância que cada cidadão tem como brasileiro”, concluiu.

Também participaram do desfile integrante do projeto “Agente Ambiental Mirim”, promovido pela secretaria municipal de Meio Ambiente.