18 de Março de 2011 16h35

São Gonçalo Beira Rio prepara a 5ª Festa do Peixe

18/03/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

De 01 a 03 de abril próximo, a comunidade cuiabana São Gonçalo Beira Rio realiza a 5ª de sua tradicional Festa do Peixe. Este evento é parte das comemorações oficiais alusivas ao aniversário de Cuiabá, que completará 292 anos no dia (08-04). A afirmação foi feita hoje (18-03) pela presidente da Associação de Moradores São Gonçalo Beira Rio, Julia Rodrigues da Conceição, a expectativa da coordenação é de que esta 5ª edição seja ainda melhor do que as anteriores, "igualmente marcadas pela presença maciça do povo cuiabano, turistas de outras cidades mato grossenses e até de outros estados".

Ela aposta que a 5ª Festa do Peixe também apresentará mais novidades e repetirá a animação registrada nos eventos realizados na sua comunidade. "Todos estão convidados. É uma confraternização animada nos três dias de transcurso da festa". Julia assegura que várias providências foram tomadas para garantir que os visitantes se sintam seguros e à vontade na comunidade São Gonçalo Beira Rio. "Nós temos o apoio estrutural da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Turismo e de outras secretarias. Em reunião realizada dia 15 último, a secretária Tânia Aparecida Barteli acolheu as sugestões para serem postas em prática durante a festa. Vamos contar com apoio da Cultura, Secom, Sanecap, Seminfe, Meio Ambiente, SMTU, Cerimonial da Prefeitura, Esportes e Lazer e Educação".

Cada uma dessas secretarias terá atribuições distintas na 5ª Festa do Peixe, explicou a dirigente da entidade comunitária. "A Infraestrutura (Seminfe), por exemplo, foi incumbida de limpar o matagal, podar árvores, promover manutenção da iluminação pública, pintura de meio-fio, patrolamento de 800 metros da rua de fundos da Rua Antônio Dorileo, além da instalação de lixeiras. Caberá à Sanecap resolver o problema de buracos na via de acesso, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente fará vistoria técnica das margens do Rio Cuiabá, devido ao problema de assoreamento. Já a Cultura se responsabilizará pela decoração e apresentações, enquanto a Pasta de Esportes e Lazer será encarregada das atividades recreativas e esportivas. A parte de transporte dos grupos folclóricos, que se apresentarão na festa, é de responsabilidade da Educação".

Também serão instalados banheiros químicos em vários pontos da comunidade, além de tendas para sediar cozinhas, informou. "Como sempre fazemos, a intenção é priorizar a oferta dos nossos pratos regionais, muito requisitados pelos visitantes, por sinal. Entram assim no cardápio a conhecida mojica de pintado, pacu assado, farofa de banana e outros quitutes a gosto geral".

Programação oficial:

1º de abril, sexta-feira, às 18 horas: abertura da 5ª Festa do Peixe e início das comemorações dos 292 anos de Cuiabá; apresentações culturais

2º de abril, sábado, às 11 horas: Peixada Cuiabana; 19 horas, baile, Rasqueado Cuiabano;

3º de abril, domingo, 10 horas: Campeonato Melhor Pacu Assado; Torneio "Quem Come Mais Mojica de Pintado"; 11 horas, Peixada Cuiabana; 16 horas, Domingueira Dançante; 20 horas, encerramento.