25 de Maio de 2011 17h00

Rotas alternativas criadas pela Prefeitura sofrerão adequações

25/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

De um total de 93 rotas alternativas que a equipe de engenheiros da SMTU - Secretaria Municipal de Transporte Urbano criou com vistas à Copa do Mundo 2014, para facilitar o escoamento do trânsito durante as obras nas principais vias de acesso da Capital, muitas poderão sofrer alterações físicas, adiantou hoje (25-05) o engenheiro Josemar de Araújo Sobrinho, adjunto da Pasta. Ele disse que os levantamentos feitos pela equipe técnica comprovam a necessidade de adequar vários desses trechos para garantir um fluxo regular de veículos previsto para aportar nos setores demarcados durante meses seguidos.

"Estabelecemos 93 rotas, e demos essa informação à Agecopa. Fontes da Agecopa informar que as obras de mobilidade urbana começam em 100 dias, o que exige urgência nas ações alternativas no trânsito. Com as principais avenidas interditadas, o motorista precisa dispor de opções em seus deslocamentos, o que implica em transitar pelos bairros próximos à Rubens de Mendonça, Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa, onde se concentram as obras de mobilidade urbana. É preciso garantir que as rotas oficializadas não tenham gargalos capazes de impedir o trânsito pesado que receberão diariamente. Daí a importância dos mecanismos preventivos, como sinalização vertical, horizontal, alargamento de algumas ruas, retirada ou fixação de redutores de velocidade, além de asfaltamento de trecho”, explicou.

Ele disse que o monitoramento das equipes será em tempo integral, munidos de toda a estrutura necessária ao trabalho. "A ideia é contar com tendas ao longo dos trechos alternativos. Existe uma proposta de convênio entre Prefeitura, Agecopa e UFMT para maior apoio logístico técnico. Será preciso contratar pessoal para que as rotas possam ser guarnecidas de fiscalização orientativa, e tenhamos assim um controle total, e em tempo real, de como o trânsito se desenrola em todas as áreas demarcadas. O mais importante é garantir que o trânsito de Cuiabá seja fluente durante o desenrolar das obras da Copa. Tudo deve funcionar conforme o projeto planejado", ressaltou.