/

27 de Dezembro de 2010 14h45

Projeto Balde Cheio fortalece a cadeia produtiva do leite em Cuiabá

27/12/2010

Sanny Lisboa-PMC

O próximo passo do projeto Balde Cheio, da Prefeitura de Cuiabá, vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do leite das pequenas propriedades a partir do ano que vem. Agora, o programa vai capacitar os pequenos produtores para o beneficiamento do leite e estabelecer parcerias com os laticínios da cidade para a comercialização do produto. “Queremos que esses produtores tenham uma diversificação de produtos em suas propriedades”, disse o zootecnista Willys Martins, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico – Smtde. 

Criado pela Prefeitura de Cuiabá com vistas à melhoria genética do gado leiteiro das pequenas propriedades da Capital, o projeto Balde Cheio busca a eficiência da produção leiteira com base na sustentabilidade econômica, ambiental e social dos produtores de leite. Os pequenos produtores e moradores da zona rural receberam capacitação técnica para fazer inseminação artificial com sêmen de touros das raças Girolanda e Holandesa, dando qualidade ao seu rebanho, e à produção de leite, aumentando, consequentemente, a sua renda. Eles receberam cursos nas áreas de Nutrição Animal, Inseminação Artificial e Manejo de Gado e Leite.

O material genético foi doado pela Prefeitura, que capacitou 150 produtores rurais. Até agora, 215 animais foram inseminados. O projeto atende basicamente os pequenos produtores, aqueles que possuem de uma a 10 vacas, cuja aquisição de um touro melhorador torna seu negócio praticamente inviável. Os beneficiados nesta primeira etapa são moradores de 14 comunidades da zona rural da Capital, como Cinturão Verde, Agauçu, Aricazinho e Raizama. 

Os touros fornecedores do sêmen usado na inseminação são provados e campeões. O aumento da produção de leite das fêmeas é de até de 40% após o segundo ano. “O nosso objetivo é formar e fortalecer a cadeia produtiva do leite em Cuiabá”, afirmou Willys. O projeto tem parceria com o Senar e Sindicato Rural de Cuiabá.