/

26 de Outubro de 2011 13h15

Programa “Valorizando Vidas no seu bairro” começa dia 05 de novembro

26/10/2011

Angela Jordão - Secom - 3645-6054

 

O programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro” terá início no dia 05 de novembro, no bairro Campo Velho, na Regional Leste. O programa tem o objetivo de levar direito e cidadania a população de Cuiabá, por meio de uma série de serviços as quais as famílias carentes normalmente não tem acesso. A escolha de um sábado para realizar o evento visa, justamente, dar oportunidade para que todos possam participar do evento.

O programa também visa promover o fortalecimento dos vínculos comunitários, desenvolvendo atividades voltadas ao meio ambiente, educação sanitária e a inclusão social das famílias. Isto será feito por meio de inúmeras ações e serviços, sejam pontuais - como confecção de documentos - ou políticas públicas contínuas. 

A prioridade do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” é atender a gestantes e mães (com filhos na educação infantil de zero a seis anos), adolescentes e idosos. 

Todas as secretarias municipais participam do programa. Reunião promovida esta semana, com os coordenadores do programa e a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo – idealizadora do Valorizando Vidas – definiu as ações e serviços a serem executados e a forma de trabalho. As atividades terão início as 08h e se estendem até as 17 horas. 

Os serviços a serem executados são: Expedição de carteira de trabalho, certidões, segunda via de identidade; serviços de conta de água, serviços na área de saúde; orientações de ações ambientais; orientações de economia doméstica; serviços gerais da prefeitura de Cuiabá. 

Além disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura executará durante a semana que precede o evento, operações tapa bucaros, limpeza de ruas, praças e terrenos abandonados, entre outros serviços. Já a Secretaria Municipal de Saúde fará um grande mutirão de combate à dengue na região do bairro Campo Velho. 

Alguns dos exemplos de ações a serem desenvolvidas: a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizará nos bairros contemplados, diversos serviços, como: pintura de meio fio das ruas, podas de árvores, substituição de luminárias queimadas, operação tapa-buraco, recolhimento de entulhos, instalação de tampas de fossas e restauração de obras públicas. 

O “Valorizando Vidas no Seu Bairro” também contará com uma extensa programação cultural, destacando a participação de estudantes da rede municipal e artistas regionais. 

A coordenadora do programa, Norma Sueli Galindo, explica que além das ações nos bairros, o Valorizando Vidas terá uma sede fixa, denominada “Centro de Valorização da Vida”, onde a população terá acesso a todos os programas na área social, além de cursos de capacitação e qualificação. O Centro será inaugurado no mês de novembro.

A segunda edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” será na Regional Norte (19/11), depois na Regional Oeste (03/11), e em seguida na Regional Sul (17/12). A meta é que o programa seja quinzenal, atendendo a cada edição uma região da capital.