24 de Março de 2011 14h00

Programa Multiação terá mil homens executando serviços de infraestrutura nas ruas de Cuiabá

24/03/2011

Ângela Jordão/PMC

O Programa Multiação terá mil homens trabalhando nas ruas de Cuiabá  pelos próximos 90 dias, realizando uma série de serviços de infraestrutura, que irão transformar Cuiabá. Com o lema “90 Dias, 300 Máquinas e 1.000 Homens”, o Multiação prevê nove tipos de ações, que são: operação tapa buraco; patrolamento e encascalhamento de ruas; poda de árvores; limpeza de córregos; limpeza de terrenos e bolsões de lixo; limpeza de praças; limpeza de avenidas e canteiros centrais; limpeza de cemitérios e limpeza de bocas de lobo.

O Multiação será lançado pelo prefeito Francisco Galindo na próxima segunda-feira, dia 28. O programa é resultado dos recursos arrecadados com o IPTU 2011 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Este ano, os munícipes atenderam ao chamado da Prefeitura de Cuiabá e buscaram quitar o imposto na data programada (até o dia 10 de março). A arrecadação de 2011 até agora, já é maior que a arrecadação de todo ano de 2010.

“Vamos fazer uma revolução na cidade. O contribuinte verá o resultado do pagamento do IPTU. Vamos colocar mais de 300 máquinas e mil homens executando inúmeras ações por toda a cidade”, afirmou.

Entre outros trabalhadores, o programa terá: 524 ajudantes; 232 motoristas, 58 encarregados e 26 operadores de máquinas, entre outros trabalhadores. Somente de equipamento a serem utilizados serão: 14 moto niveladoras;  04 tratores roçadeira; 47 ônibus (para o transporte dos ajudantes); 30 roçadeiras costal; 02 caminhão bi-combinado; 02 máquinas PC e 10 moto-serras.

Uma das razões para as ações de infraestrutura terem início nesta época do ano é  o final do período chuvoso. Serviços como encascalhamento, por exemplo, só podem ser executados após as chuvas.

O Governo do Estado também participa da ação, contribuindo com R$ 20 milhões, isto é, 50% dos recursos a serem utilizados, especialmente em serviços de recapeamento. Os outros R$ 20 milhões são recursos próprios da Prefeitura,  arrecadados com o pagamento do IPTU 2011.