07 de Maio de 2011 14h45

Primeira-dama de Cuiabá presta homenagem às mães que trabalham na Usina de Reciclagem de lixo

07/05/2011

Ângela Jordão/PMC

A primeira-dama de Cuiabá, Dra. Norma Sueli Galindo, homenageou, neste sábado (07/05) uma homenagem as mães da Coopemar (Cooperativa dos Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis) e que trabalham na Usina de Reciclagem de Lixo de Cuiabá. As 41 mães que integram a Coopemar receberam como uma bolsa ecológica, contendo outros presentes, e uma cesta básica completa com inúmeros itens alimentícios.

“Este é para mim um momento de muita alegria. Tenho um carinho muito especial por todos que trabalham aqui. Eu admiro a coragem dos trabalhadores da Usina. São pessoas que dão uma imensa contribuição para a sociedade. Mexem com os dejetos de toda a sociedade, trabalham no recolhimento e reciclagem do nosso lixo e ainda ajudam a cuidar do meio ambiente”, declarou a Dra. Norma Sueli.

A homenagem aconteceu na sede da Coopemar, no Aterro Sanitário da capital. “O dia das mães é muito especial, mas precisamos fazer com que todos os dias sejam dias das mães. Precisamos todos os dias, ensinar nossos filhos a amar e dizem que amam seus pais”, disse a primeira-dama.

Simbolicamente, uma sacola foi entregue a uma das mais antigas coletoras que trabalham na Coopemar. Dona Bernadina Valeriano, de 64 anos, há 20 anos trabalha na Usina de Reciclagem. “É uma alegria muito grande receber todos aqui. Sempre somos tratados com muito carinho e atenção”, agradeceu Dona Bernadina ao ser homenageada.

Também muito feliz com o evento, o presidente da Coopemar, Vanderlei Cavenaghi, ressaltou que esta foi a primeira vez que uma homenagem assim foi dada as mulheres que integram a cooperativa e trabalham na Usina. “Ficamos muito felizes com a preocupação da primeira-dama e do prefeito Chico Galindo, que estão trabalhando para melhorar as condições de trabalho e vida dos nossos cooperados”. Atualmente, a Coopemar tem 100 famílias associadas.

As visitas da primeira-dama de Cuiabá a Usina de Reciclagem de Lixo já se tornaram rotina. A reestruturação da Usina é um projeto lançado pela primeira-dama, que em sua própria definição tornou-se “minha menina dos olhos”. Em
2010, a Dra. Norma junto com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, lançou o projeto de reestruturação da Usina de Reciclagem de Lixo, em parceira com o setor privado.

Estão previstas inúmeras obras, como reforma das esteiras e das groas (garfos) coletadoras. O objetivo é fazer com que a Usina funcione com capacidade máxima, assim os catadores (que recebem por produção) tenham melhores condições de trabalho e de melhorar sua renda.

A primeira-dama também trabalha para que no local seja instalado um posto médico, e que uma vez na semana uma equipe de saúde preste atendimento as famílias que trabalham no local, incluindo as crianças. O projeto também incluiu instalação de uma creche, projetos educacionais e de educação ambiental.

Durante a visita na manhã deste sábado, a primeira-dama Norma Sueli Galindo, esteve acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Silvio Fidélis, de Comunicação, Flávio Garcia, da Secretária de Relações Institucionais, Julieta Domingues, da secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, e da assessora Especial para Atendimento Comunitário, Tânia Mattos.