11 de Novembro de 2010 10h41

Prêmio Procel será entregue hoje à Prefeitura de Cuiabá

11/11/2010

Angela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá recebe hoje (11/11) o “Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica”, na categoria “Iluminação Pública”. O Prêmio é concedido pela Eletrobras e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e contemplou o programa Reluz, implantado pelo município em 2008. A solenidade de entrega será na cidade de Campinas (SP), durante a abertura do I Seminário de Gestão da Qualidade.

O prefeito Chico Galindo será representado, na solenidade, pelo secretário Municipal de Infraestrutura, Paulo Borges. O "Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica" está em sua 7ª edição. O objetivo do programa é promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, para eliminar os desperdícios e reduzir os custos e os investimentos setoriais.

O programa Reluz, que foi lançado e desenvolvido a partir de maio de 2008,  possibilitou a renovação da iluminação pública de toda a cidade. O município investiu recursos no valor de R$ 23 milhões, com financiamento da Eletrobrás, para troca dos pontos de iluminação de toda capital. O Reluz foi o maior programa de melhoria na eficiência energética da história de Cuiabá, proporcionando 100% de iluminação pública a todos os bairros da capital, sem custos aos moradores.

Pelo Programa, foram substituídos 47.515 pontos de iluminação em toda a cidade, a um custo de 23 milhões e 390 mil reais, com uma relação excelente entre benefício e custo: 1,33. As lâmpadas usadas anteriormente (de vapor de mercúrio e de sódio) foram trocadas por lâmpadas mais eficientes (de vapor de sódio e de multivapor metálico). A economia anual na conta do município chegou à R$ 2 milhões, graças a uma redução de 28% no consumo anual dos pontos que foram eficientizados. O projeto ainda reduziu a demanda de ponta em 2,6 MW.

O trabalho começou da periferia para o centro da cidade, prestigiando e valorizando as famílias mais carentes, e levando iluminação eficiente aos locais onde são registrados os maiores índices de criminalidade.

O engenheiro Antônio Dias Cardoso, da Gerencia de Planejamento e Expansão da Rede Cemat, ressalta que os “números todos têm um significado muito maior”. “Iluminação Pública é questão de qualidade de vida, dignidade, cidadania, segurança. A iluminação pública muda a cara de um bairro, muda o dia-a-dia das pessoas”, pontuou.

A preocupação com a eficiência energética é uma questão de responsabilidade com a aplicação do recurso público. Nesse sentido, o programa Reluz foi agraciado por facilitar o processo, permitindo que as distribuidoras atuem em parceria com o município para viabilizar as obras.

O programa atende de maneira exemplar aos três pilares da sustentabilidade: o aspecto econômico, pela redução na conta de energia do município; o aspecto ambiental, pois que a redução do consumo de energia é sempre benéfica ao meio ambiente; e o aspecto social, uma vez que a iluminação beneficia a todos os cidadãos, direta e indiretamente.

Durante a solenidade os premiados receberão troféu e certificado. As experiências premiadas serão divulgadas como exemplos de boas práticas por meio de publicação a ser enviada aos órgãos dos Governos Federal, Estaduais e Municipais envolvidos no combate ao desperdício de energia elétrica.

O Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica (7ª Edição)  foi concedido aos seguintes Municípios:

Iluminação Pública – Prefeitura Municipal de Cuiabá (MT)

Educação – Prefeitura Municipal de Timon (MA)

Gestão Energética Municipal – Prefeitura Municipal de Guarulhos (SP)

Prédios Públicos Municipais – Prefeitura Municipal de São Lourenço (MG)

Sistemas de Saneamento – Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (RS)