13 de Janeiro de 2011 14h22

Prefeitura vai regularizar a coleta de lixo nas principais feiras livres da capital

13/01/2011

Marcio Camilo/PMC

Com o objetivo de solucionar os problemas dos lixões das feiras de Cuiabá, o prefeito da capital, Chico Galindo, visitou na manhã de hoje (13-01), as instalações da Feira do Porto, aonde garantiu que fará tudo o que for necessário para resolver a situação. “No momento iremos trabalhar com os contêineres da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe). Mas caso não seja suficiente, abriremos um processo de licitação específico para os lixos orgânicos das feiras de Cuiabá”, explicou Galindo.

Ele disse que a prefeitura vai atuar nos três pontos considerados críticos pela administração do município. “Além da feira do Porto, resolveremos em definitivo a coleta de lixo nas feiras do Verdão e do Mercado Central (esquina da avenida Isaac Povoas com a rua Joaquim Murtinho)”.

O secretário da Seminfe, Paulo Borges, classificou a visita do prefeito à feira do Porto como oportuna. “Foi bom, porque o prefeito pôde sentir de perto a realidade de um problema que já vem se arrastando há muito tempo”. Ele disse que mais duas secretarias serão envolvidas no processo: a de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades).

“Faremos uma reunião ainda hoje no sentido de buscar alternativas para resolver os problemas dos lixos nas feiras de Cuiabá. Acredito que a situação estará regularizada no prazo de uma semana”, conclui o secretário Paulo Borges.

Feira do Porto

O local é considerado o maior ponto varejista de Cuiabá, sendo também um dos mais visitados pela população. Além da comercialização de frutas, legumes e carnes, a feira do Porto é conhecida pela venda de produtos da culinária regional. A feira do Porto produz cerca de seis toneladas de lixo orgânico por dia.