21 de Dezembro de 2010 10h07

Prefeitura vai expandir o "Internet para Todos" em Cuiabá

21/12/2010

Sanny Lisboa - Assessoria Secom Cuiabá

No início do próximo ano a Prefeitura de Cuiabá  inaugura mais duas torres do projeto “Internet Para Todos”. Desta vez a população dos bairros Chácara dos Pinheiros e Lixeira e adjacências serão contemplados.  Atualmente, o programa atende 67 bairros da capital. O projeto é mantido pelo Executivo Municipal em parceria com a empresa Stelmat, cujo objetivo é proporcionar inclusão digital com a qualidade, sem a necessidade de o usuário pagar assinatura mensal a provedores; basta que adquira uma antena e a direcione rumo a uma das torres. As torres de transmissão estão instaladas em 21 locais como os bairros Pedra 90, Tijucal e Doutor Fábio, atingindo vários outras comunidades no entorno dos pólos.

O programa mudou a realidade de vários bairros carentes, que antes não tinham perspectiva de acesso a essa tecnologia da informação. De acordo com a coordenação técnica do projeto, hoje existem 1.520 residências conectadas ao sistema gratuito de internet da Prefeitura de Cuiabá.

O professor da rede estadual José Augusto Soares de Abreu, morador do CPA IV, encontrou no projeto a ajuda que precisava para realizar suas pesquisas educacionais, tão necessárias na sua profissão. “Vale à pena investir no equipamento para receber o sinal, pois não preciso pagar fatura mensal. Além disso, a velocidade é muito boa”, observa o educador.

Segundo o gerente do projeto, Dercy Gaeti, Cuiabá e outras 65 cidades do Brasil, encontraram neste projeto a forma mais viável para permitir o acesso à informação e ao conhecimento às camadas de baixa renda. Municípios do Estado de São Paulo e Rio Grande do Sul oferecem serviço semelhante à comunidade. Brasília e Rio de Janeiro também possuem projetos parecidos.

O cidadão que estiver em uma das regiões que já tem o sinal do programa deve seguir três passos: precisa de um equipamento com uma antena, homologada na Anatel e um computador para o acesso; ao detectar o sinal, a pessoa deve se conectar a rede “internetparatodos”, seu equipamento receberá um IP (Protocolo de Internet); ao iniciar o seu browser (internet explorer, firefox e etc.) serão solicitados os dados de usuário e senha, e para que o acesso seja liberado o interessado deverá digitar os seguintes dados: usuário: internetparatodos e senha: internetparatodos.

O telefone de contato do projeto para os interessados é o 3645 6290.