25 de Maio de 2011 16h49

Prefeitura estabelece rotas alternativas para evitar congestionamentos

25/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu 93 rotas alternativas para que o trânsito nas avenidas não fique congestionado, afirmou hoje (25-05) o adjunto da SMTU (Secretaria Municipal de Transporte Urbano), Josemar de Araújo Sobrinho. "O secretário Edivá Alves, titular da SMTU, montou um grupo técnico para definir essas rotas antes do início dos serviços previstos nas principais vias de tráfego de Cuiabá, a exemplo das Avenidas Rubens de Mendonça (CPA), Fernando Correa e Miguel Sutil, a Perimetral. Com as rotas oficializadas prontas, o motorista terá opção de acessar seu destino de forma mais ágil", explicou.

Ele adverte, no entanto, que tais rotas não garantem que a Capital fique totalmente livre de engarrafamentos durante o transcurso das obras de mobilidade urbana, pois a tendência é as vias alternativas serem utilizadas maciçamente durante os horários normais e no horário de rush. "O trânsito tem veículos em demasia, e mesmo com as avenidas liberadas, o que se vê é um caos completo em determinados horários. Quando começarem as obras da Copa 2014 essa situação pode ficar mais complicada, mesmo utilizando-se o recurso de desvios estratégicos. Nosso objetivo é minimizar eventuais congestionamentos, mas eles podem acontecer, sim", lembrou.

As rotas traçadas pela equipe da SMTU evitam hospitais e escolas, a fim de não causar transtornos a esses ambientes, informa Josemar. "Dá para imaginar o que teremos em breve, quando milhares de veículos se desviarem das avenidas utilizadas no dia a dia, para adentrar em filas quilométricas pelos bairros, dentro dos trajetos  alternativos. É providencial que tenhamos uma logística completa 24 horas por dia, três equipes em plantão permanente, porque se um carro bate, ou quebra, isto pode  travar o trânsito inteiro. Em resumo: o recurso do guincho não pode faltar nos trechos alternativos, além de outras providências básicas", frisou.