03 de Setembro de 2010 12h00

Prefeitura entrega tanques do projeto Peixe Nosso para família do Sucuri

03/09/2010

Da redação/PMC

A Prefeitura de Cuiabá faz, neste sábado, a entrega de 19  tanques de piscicultura, do projeto Peixe Nosso, que vão beneficiar pequenos produtores da comunidade Sucuri, na zona rural da capital. Desde 2008, a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho empreendedor nessa área, impulsionando a piscicultura como fonte de renda para as comunidades rurais.

Cada tanque tem a capacidade para 1.500 alevinos, que também serão doados pela prefeitura.  Os produtores também recebem acompanhamento técnico para a criação e posterior comercialização do pescado. A Prefeitura também fornece a ração paa os peixes.

A Prefeitura investe cerca de R$5 mil em cada propriedade, com a construção e legalização de viveiros, doação dos alevinos, além do fornecimento da ração e ainda o acompanhamento técnico feito por profissionais capacitados na área. Com menos de um ano o produtor já pode comercializar seu peixe e ganhar uma renda extra.

O Peixe Nosso teve inicio com a seleção das propriedades rurais na região do Cinturão Verde de Cuiabá, com a realização de levantamentos topográficos, elaboração e legalização do projeto pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico - Smtde, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio ambiente - Smades.

Os benefícios para os pequenos produtores são inúmeros. Muitas famílias tinham abandonado suas propriedades por falta de opção de geração de renda, mas com a implantação do Peixe Nosso as pessoas voltaram a trabalhar em suas terras. A implantação dos tanques também valoriza a propriedade, cujo preço pode chegar a dobrar. A comunidade Vinte e um de Abril, na região do Sucuri, também foi contemplada com 10 tanques, que serão entregues em breve. A solenidade de entrega dos tanques será no bairro Sucuri, neste sábado (04 de setembro), as  10 horas.