04 de Julho de 2011 09h00

Prefeitura efetiva 457 agentes de endemias e comunitários

04/07/2011

Rosane Brandão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, assinou na semana passada o termo de convocação de 457 Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde para efetivação do cargo. O ato, que será publicado nesta segunda-feira (04-07) na Gazeta Municipal, atende as disposições da Emenda Constitucional nº 51 de 2006, que assegura a admissão dos agentes, por meio do processo seletivo público pelos gestores locais do SUS no âmbito municipal.

“Não podemos deixar de ressaltar que a luta nasceu de um ideal e a partir de agosto todos vocês serão funcionários públicos”, disse Francisco Galindo, lembrando que a partir da data de convocação todos os agentes terão um mês para apresentar a documentação.

O presidente do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias e dos (Sintrace-MT), Wilson Cutas, lembrou que a luta pela efetivação dos agentes já vem desde 2006, e foram muitas reuniões e discussões para chegar até este momento. “Desde 2006 existe essa luta, mas somente nessa gestão houve vontade política para reconhecer esses trabalhadores como servidores efetivos”, observou o presidente.

Romilda Farias da Silva é secretária do sindicato dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e não esconde a satisfação de, depois de anos de luta, conseguir a tão sonhada efetivação. “Nós éramos tratados como cão sarnento, mas graças a nossa luta hoje nós trabalhamos num mar de rosas. Somos valorizados e respeitados como trabalhadores e profissionais”, desabafou Romilda Farias, que há dez trabalha como agente.

Presente ao ato de assinatura, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Dilemário Alencar ressaltou a determinação do prefeito licenciado, Francisco Galindo, em efetivar todos os agentes. “Eles merecem porque fazem parte de uma categoria muito importante e fundamental para o dia a dia da população cuiabana”, disse Dilemário, ressaltando que a conquista é do próprio sindicato que sempre esteve muito bem organizado.

Os agentes de endemias são os profissionais que trabalham com a prevenção da dengue e os agentes comunitários são responsáveis pelo atendimento nos Programas de Saúde da Família (PSFs).

Participaram do ato de assinatura do decreto de nomeação representantes do sindicato, diretores e representantes dos PSFs, dos agentes de Endemias e agentes Comunitários.