05 de Outubro de 2010 15h07

Prefeitura e Governo do Estado se unem contra a Dengue

05/10/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

O prefeito Francisco Galindo e o secretário municipal de Saúde Maurélio Ribeiro, receberam nesta terça-feira (05.10), os secretários estaduais de Saúde, Augusto Amaral, e Chefe da Casa Civil, Éder Moraes, na Prefeitura de Cuiabá.

A reunião serviu para definir as estratégias para o combate à Dengue, através da parceria entre o Município e o Governo do Estado. O acordo entre as duas esferas de governo busca reduzir ainda mais os índices da doença no município de Cuiabá este ano.

Segundo Augusto Amaral, no ano passado, Cuiabá teve uma redução de 43% dos casos em relação a 2008.  Já Maurélio Ribeiro lembrou que neste ano, no período de seca, houve uma redução de 63% dos casos.

A parceria vai permitir que o Estado arque com a infraestrutura logística, fornecendo maquinário para a limpeza de terrenos e áreas da cidade que possam servir de focos para o mosquito Aedes Aegypti . Já o Município entra com o quadro de pessoal. “Já temos 200 agentes trabalhando no combate a doença”, informa o secretário Maurélio Ribeiro. Haverá também a realização de mutirões contra a Dengue.

O trabalho com a sociedade organizada será fundamental para o êxito da campanha contra a doença, segundo os gestores. “Queremos convocar toda a população para nos ajudar nesse trabalho, sem a participação dos cidadãos não haverá bons resultados”, explicou Ribeiro. O secretário também ressaltou que as ações desenvolvidas através da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado poderá servir de exemplo para outros municípios de Mato Grosso. “Os bons resultados de Cuiabá podem influenciar outras cidades”, observou.