16 de Agosto de 2010 12h35

Prefeitura de Cuiabá promove adequações físicas para melhorar atendimento ao público

16/08/2010

Da Redação/PMC

A estrutura física da prefeitura de Cuiabá está passando por uma série de adequações. Várias secretárias e órgãos estão mudando de local, visando prestar melhor atendimento à população e facilitar o trabalho dos servidores e secretários. Outro objetivo é fazer com que as áreas estratégicas estejam mais próximas do prefeito Chico Galindo, de acordo com explicação do secretário Moisés Dias, da Secretaria de Governo.

A Secretaria de Governo e o Cerimonial estão localizados, agora, no sétimo andar do Palácio Alencastro, junto ao gabinete do prefeito. Antes, os dois ficavam no andar de baixo. O sexto andar, aliás, é o que passa pelas maiores adequações. A Secretaria de Governo está mais proxima do gabinete, objetivando auxiliar o prefeito no atendimento externo. Esta Pasta é a responsável pela transversalidade entre a Câmara Municipal e o gabinete do prefeito.

A Secretaria Municipal de Comunicação - Secom passará a funcionar no espaço onde era a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico - Smtde, também no sexto andar. Ainda no sexto, passou a funcionar a CopaTur, a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo 2014 e Turismo. A Copatur estava instalada na sede da Governança Integrada, no bairro Poção.

“É uma secretaria estratégica, que faz o elo do governo do Estado nos assuntos Copa do Mundo, por parte da Agecopa, e o prefeito Chico Galindo. Por isso deve ficar próxima ao governo, principalmente, porque todas as decições dessa área devem ser tomadas com rapidez”, explica o secretário de Governo, Moisés Dias.

Já a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico funcionará integralmente na Governança Integrada. Antes, as diretorias da Secretaria ocupavam espaços distintos. O gabinete do secretário estava instalado no sexto andar do Palácio Alencastro, enquanto que a Diretoria de Agricultura ficava no espaço da prefeitura na Praça da Igreja Guadalupe, no bairro Quilombo.

Por ser um órgão que presta muito atendimento ao público externo, a unificação do espaço melhora a prestação de serviços ao cidadão. A mudança para a sede da Governança visa a, principalmente, atender os agricultores beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Neste programa, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, o município adquire alimentos dos pequenos produtores rurais de Cuiabá, para serem distribuidos nas creches muncipais, creches conveniadas e os CRAS.

No local onde funcionava a Diretoria de Agricutura, no bairro Quilombo, será instalada a sede da Guarda Municipal. “É o espaço mais adequado, onde o pessoal será melhor instalado. Lá já funcionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Feminina”, lembra o secretário Moisés Dias. A Guarda Muncial funciona, atualmente, na sede da Regional Sul, no bairro Coxipó.