05 de Abril de 2011 13h45

Prefeitura de Cuiabá intensifica execução dos serviços do Multiação

05/04/2011

Ângela Jordão/PMC

As máquinas e homens do programa Multiação estão espalhadas pelas ruas de Cuiabá, executando uma série de serviços de infraestrutura, especialmente fazendo limpeza e operação tapa buracos. À medida que o índice de chuvas vai diminuindo, os serviços estão sendo intensificados.

Uma das equipes de tapa buracos está trabalhando na rua principal do bairro Jardim Itália. A rua está em situação bastante precária, agravada principalmente pelas fortes chuvas dos últimos meses. Próximo ao Jardim Itália, a Avenida das Torres está completamente tomada de homens executando a limpeza do canteiro central, uma das ações mais requisitadas pelas pessoas que usam aquela via ou moram ao logo dela.

Também podem ser encontradas equipes nos ginásios esportivos. No Ginásio de Esportes do Quilombo, esta manhã, mais de 50 trabalhadores faziam a limpeza do entorno, podando a grama, cortando o mato e deixando o local limpo e agradável. Nesta terça-feira, equipes executam serviços nos bairros Jardim Itália, Poção, Bandeirantes, Lixeira, Jardim Paulista, Santa Rosa, Santa Amália, Alvorada, Morado do Ouro, Bela Vista, Jardim Florianópolis, Dr. Fábio, Tijucal e Pedra 90.

O programa Multiação  foi lançado pelo prefeito da capital, Francisco Galindo  na última semana. O Muliação prevê que mil homens trabalharão nas ruas de Cuiabá, nos próximos 90 dias, realizando serviços que irão transformar a capital. Sob o lema “90 Dias, 300 Máquinas e 1.000 Homens”, serão realizadas ações de: operação tapa buraco; patrolamento e encascalhamento de ruas; poda de árvores; limpeza de córregos; limpeza de terrenos e bolsões de lixo; limpeza de praças; limpeza de avenidas e canteiros centrais; limpeza de cemitérios e limpeza de bocas de lobo.

O programa é resultado dos recursos arrecadados com o IPTU 2011 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Este ano, os munícipes atenderam ao chamado da Prefeitura de Cuiabá e quitaram o imposto na data programada (até o dia 10 de março). A arrecadação de 2011 até agora, já é maior que a arrecadação de todo ano de 2010. Também participam do projeto o Governo do Estado e a Agecopa, com recursos no valor de R$ 20 milhões. A Prefeitura de Cuiabá entra com mais R$ 20 milhões.

“Vamos fazer uma revolução na cidade. O contribuinte verá o resultado do pagamento do IPTU. Vamos colocar mais de 300 máquinas e mil homens executando inúmeras ações por toda a cidade”, afirmou.

Entre outros trabalhadores, o programa terá 524 ajudantes; 232 motoristas, 58 encarregados e 26 operadores de máquinas, entre outros trabalhadores. Somente de equipamento a serem utilizados serão: 14 moto niveladoras;  04 tratores roçadeira; 47 ônibus (para o transporte dos ajudantes); 30 roçadeiras costal; 02 caminhão bi-combinado; 02 máquinas PC e 10 moto-serras. Uma das razões para as ações de infraestrutura terem início nesta época do ano é  o final do período chuvoso. Serviços como encascalhamento, por exemplo, só podem ser executados após as chuvas.