/

09 de Fevereiro de 2011 10h59

Prefeitura de Cuiabá: famílias que viviam no Praeirinho destacam segurança das novas moradias

09/02/2011

Ângela Jordão/PMC

As famílias que moravam em uma área de risco no bairro Praeirinho já estão vivendo tranquilamente no Residencial Novo Praeiro. São 70 famílias, que agora vivem com segurança e conforto, em casas doadas pelos Governos do Estado e Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.  

As famílias deixaram o Praeirinho na semana passada, porque a antiga residência corria risco de alagamento e desabamento, as margens do Córrego do Barbado. No total, 83 famílias deixaram a área, sendo que 70 foram para o novo residencial e outras 13 estão recebendo o aluguel social, pago pela prefeitura de Cuiabá. Isto por um período de 90 dias, até que o residencial para onde serão levadas esteja concluído.  

Instaladas com seguranças no Residencial Novo Praeiro, as famílias sentem-se satisfeitas e felizes. “Nem se compara, toda minha vida morei lá. Agora me sinto segura. Neste final de semana, tivemos chuvas fortes e ficamos em segurança dentro de casa, sem medo”, declarou a dona de casa, Leninkesan Silva e Lima, mãe de duas crianças com idade entre um e quatro anos.  

Vivendo as margens do Córrego do Barbado, as filhas de Leninkesan estavam sempre com problemas de saúde, com doenças como pneumonia e dengue, além de correrem risco de acidente, por viveram a beira de uma barranco. Agora, podem circular tranquilamente pelo Residencial, sem riscos de acidentes e com melhores condições de higiene.  

A dona de casa Roseli Benta de Lima já está aproveitando para ampliar a nova casa, que agora é sua. “Antes não podíamos fazer nada na casa, porque não tínhamos seguranças, sempre com o risco de ocorrer tragédias, além do fato de não termos o título da casa. Agora já  podemos investir”, conta Roseli, mãe de dois filhos e grávida do terceiro.  

Roseli ressalta que, a chuva do final de semana foi recebida com tranqüilidade pelos moradores do novo residencial. “Ficamos tranqüilos dentro de casa. Sem risco, não tivemos nenhum problema, nem mesmo goteiras”.  

A retirada dos moradores foi uma ação integrada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado. A Prefeitura - por meio da Agência Municipal de Habitação e das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Infraestrutura -  fez o levantamento das áreas de risco e das moradias que necessitavam ser demolidas. Já o Governo do Estado viabilizou o residencial que se tornou o novo lar das famílias.   

A retirada das famílias começou na sexta-feira, dia 04, e foi concluída no final de semana.Logo após a saída dos moradores, a Prefeitura iniciou o processo de demolição das casas. A ação é necessária para que as famílias não retornem ao local, ou haja novas invasões das moradias antigas.  

Primeiro foram demolidas as casas que se encontravam em situação precária, construídas com madeira. Para os moradores que viviam em casas consideradas em melhores condições (casas de tijolos), foi dado um prazo para que retirassem o material que desejassem como portas, janelas e telhas. Mas, as moradias já estão marcadas para serem demolidas em breve.  

A área é  uma APP (Área de Preservação Permanente), por isso no local, será realizado um trabalho de recuperação ambiental das margens do córrego do Barbado, que inclui arborização da área, com recuperação da mata ciliar. Fiscais da Prefeitura de Cuiabá farão um constante monitoramento da área, para evitar novas invasões.