13 de Junho de 2011 11h11

Prefeitura de Cuiabá está recuperando Avenida Isaac Póvoas

13/06/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá está recuperando o asfalto da Avenida Isaac Póvoas. Os trabalhos estão sendo realizados somente aos sábados e domingos, para que não haja tumulto no trânsito local, já que essa avenida é uma das principais vias de tráfego da capital. A obra faz parte do Programa Multiação.

Neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está fazendo o tratamento do asfalto, isto é, recuperando os pontos mais críticos, com a colocação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ, como paradas de pontos de ônibus, antes de passar a lama asfáltica por toda a avenida. O trabalho na Isaac Póvoas será realizado nos próximos dois finais de semana, quando toda a obra será concluída, inclusive com a lama asfáltica.

Em virtude das obras de recapeamento na avenida Isaac Povoas,  a secretaria de Trânsito e Transporte Urbanos – SMTU fará alterações nas linhas de transporte coletivo que passam pela via durante a realização da obra.

Durante a semana, os operários que trabalham na Isaac Póvoas estão nas obras de recuperação da Avenida Tancredo Neves. Toda a Tancredo Neves, ligando a Beira Rio a Fernando Corrêa, também será recuperada, recebendo também lama asfáltica. Outra equipe trabalha na Avenida Principal do bairro Nova Conquista (região da Morada da Serra), que também será totalmente recapeada.

O programa Multiação  foi lançado pelo prefeito da Cuiabá, Francisco Galindo,  no      início de abril. Sob o lema “90 Dias, 300 Máquinas e 1.000 Homens” estão sendo promovidas ações de operação tapa buraco; patrolamento e encascalhamento de ruas; poda de árvores; limpeza de córregos; limpeza de terrenos e bolsões de lixo; limpeza de praças; limpeza de avenidas e canteiros centrais; limpeza de cemitérios e limpeza de bocas de lobo.

Entre outros trabalhadores, o programa conta com 524 ajudantes; 232 motoristas, 58 encarregados e 26 operadores de máquinas. Somente de equipamento utilizado são: 14 moto niveladoras;  04 tratores roçadeira;  47 ônibus (para o transporte dos ajudantes); 30 roçadeiras costal; 02 caminhões bi-combinado; 02 máquinas PC e 10 moto-serras.

O programa é resultado de uma bem sucedida parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, o Governo do Estado e a Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014 - Agecopa. Estão sendo investidos no Multiação recursos no valor de R$ 40 milhões, sendo 50% do município - recursos provenientes do pagamento do IPTU 2011 – e os outros 50% (R$ 20 milhões) são recursos do Governo do Estado e da Agecopa.