/

17 de Junho de 2011 15h00

Prefeitura de Cuiabá entrega ao Sindicato proposta de novo PCCS dos servidores municipais

17/06/2011

Ângela Jordão-PMC

A Prefeitura de Cuiabá  entregou ao Sindicato dos Servidores Municipais de Cuiabá (Sispumc) e aos membros da comissão, que representa as várias categorias de profissionais do município, a proposta do novo PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) do funcionalismo municipal. A proposta foi entregue em reunião realizada nesta sexta-feira (17-06), pelo prefeito Francisco no Palácio Alencastro,  

A proposta abrange 90% dos servidores municipais, cerca de 2.600 profissionais. “O grande mérito desta proposta e deste novo PCCS é que contempla justamente aqueles que recebem os menores salários. Nos últimos anos foram criados PCCS para várias categorias que têm salários elevados, mas esta categoria sempre foi esquecida. Haverá uma mudança radical na carreira desta categoria, contemplando um passado histórico”, destacou Francisco Galindo.  

A maioria dos contemplados tem ensino fundamental ou médio. Também serão contemplados os servidores da Saúde – com exceção dos médicos e dentistas. Não integram o novo PCCS profissionais como engenheiros, fiscais e os profissionais da Educação.  

Os servidores contemplados serão classificados em 15 padrões e quatro classes e o reajuste salarial irá considerar, entre outros pontos, o tempo de serviço no município e a qualificação profissional. O reajuste salarial médio ficará em 21%, mas para alguns servidores o reajuste chegará a 40%.  

De acordo com o prefeito, o PPCS proposto causará um impacto de R$ 9 milhões anuais na folha de pagamento do município. O reajuste será concedido em duas vezes, a primeira já no mês de julho e a segunda em dezembro deste ano. A data base da categoria passa a ser o mês de julho.  

A proposta foi apresentada depois de quase dois meses de negociação entre a Prefeitura e os representantes dos servidores. O vereador Lúdio Cabral, que integra a comissão que representa os servidores fez elogios a proposta. “Há de fato um grande avanço na estrutura da carreira do funcionalismo e o grande trunfo é que estão sendo privilegiados aqueles que recebem menos, que sempre foram relegados”, disse Lúdio.  

A proposta será levada aos servidores em Assembléia, que deverá ser realizada na próxima semana. Caso a categoria aprove o novo PPCS, o projeto será encaminhado a Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. O projeto passa a valer assim que a Câmara aprovar. “Esperamos que isto aconteça ainda no mês de junho”, ressaltou o vereador Lúdio Cabral.  

Participaram da reunião, além do prefeito e dos representantes dos servidores, os secretários municipais Lamartine Godoy (Governo), Adriana Barbosa da Silva (Gestão) e Antônio Pires (Saúde), e os vereadores Lúdio Cabral, Antônio Fernandes, Adevair Cabral, Carlos Haddad e Everton Pop.