12 de Julho de 2011 11h03

Prefeitura de Cuiabá desapropria estádio Dutrinha

12/07/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá  em exercício, Júlio Pinheiro, assinou nesta terça-feira (12-07), o decreto de desapropriação do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. O estádio pertencia a Federação Matogrossense de Futebol (FMF). Com a desapropriação, passa a ser patrimônio do município.

Júlio Pinheiro explicou que a desapropriação visa a preservar o Dutrinha, que era alvo de disputa judicial entre a FMF e seus credores. “Havia uma grande demanda judicial sobre o estádio, inclusive com o Dutrinha indo a leilão. Se não tivéssemos cuidado, daqui a um tempo o estádio poderia não existir mais. O Dutrinha agora é patrimônio do povo”, explicou o prefeito.

Ele contou que, ontem, se reuniu com o presidente da FM, Carlos Orione, e comunicou a boa notícia. “Estou cumprindo um compromisso que assumi quando fiquei sabendo que assumiria a Prefeitura de Cuiabá”, disse Júlio Pinheiro.

Para Júlio Pinheiro o estádio agora pode ser um Centro de Treinamento (CT) para a Copa do Mundo de 2014. A FIFA determinou que Cuiabá deverá ter quatro CTs para receber as seleções de futebol durante o Mundial. “Como a Agecopa não se definia, nós tomamos a decisão de desapropriar o Dutrinha. Agora, esperamos recursos dos governos Estadual e Federal para recuperação do estádio. A Agecopa não precisa ‘inventar a roda’. Cuiabá agora tem um grande estado municipal, que poderá ser um excelente Centro de Treinamento”, destacou o prefeito em exercício.

DUTRINHA

O estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, está localizado na Rua Joaquim Murtinho - Praça Benjamin Constant, no bairro Porto, em Cuiabá. O estádio foi declarado "Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT", pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria do então vereador Emanuel Pinheiro, como forma de preservá-lo.

Construído em 1952, o Dutrinha foi o segundo estádio de Cuiabá (o primeiro foi o "Estádio do Comércio", hoje nos fundos do Colégio Liceu Cuiabano). O estádio foi o principal palco do futebol matogrossense até a inauguração do Verdão, em 1976. O Dutrinha é o local de maior identificação do Mixto Esporte Clube, que ali viveu grandes momentos de sua história. A característica mais marcante do "velho" Dutrinha é a proximidade da torcida com os jogadores em campo.

A doação do terreno onde se construiria o Dutrinha, uma área de 25.650m2, foi feita pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, através do Prefeito Leonel Hugneney, à Federação Matogrossense de Desportos - FMD (antigo nome da Federação Matogrossense de Futebol - FMF).

Existem relatos ou boatos que o Presidente Dutra esteve em Cuiabá em 1952, para a inauguração do estádio, e constatando que o imóvel não fora construído conforme previsto no projeto, um Mini-Maracanã, recusou-se a inaugurá-lo, retornando imediatamente para o Rio de Janeiro (a então capital brasileira).