17 de Junho de 2011 09h07

Prefeitura cadastra moradores do residencial Jonas Pinheiro no programa bolsa família

17/06/2011

Rosane Brandão-PMC

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta sexta-feira (17-06), das 8h ás 17h, o cadastramento das famílias, que moram no conjunto habitacional Senador Jonas Pinheiro, no programa do Governo Federal Bolsa Família. Ao todo serão 196 famílias beneficiadas com o programa.

O cadastramento das famílias faz parte do programa social da Prefeitura de Cuiabá, que não se preocupa somente em oferecer moradia digna para a população que mora em área de risco, mas também em garantir a inclusão social, com emprego e melhoria de renda.

O residencial, localizado na região do Grande CPA, foi entregue às famílias pela Prefeitura de Cuiabá no último mês de março e possui toda a infraestrutura necessária, como pavimentação asfáltica, rede de água e esgoto tratado - há uma estação de tratamento de esgoto dentro do conjunto habitacional - e rede elétrica de baixa e alta tensão. A obra foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.

Todas essas famílias viviam em áreas de risco às margens do córrego Gumitá, nos bairros Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Centro América, Vila Rosa, Planalto e Tancredo Neves, numa área total de 12 quilômetros de extensão.

A desocupação das margens do Gumitá surgiu em 2001, quando uma forte chuva vitimou 15 moradores de Cuiabá, que viviam às margens de rios e córregos da capital. A retirada das famílias também ajudará a recuperar as áreas degradadas do entorno do córrego que são as APPS (Área de Preservação Permanente).

A Prefeitura dará continuidade ao trabalho de cadastramento nas próximas semanas, quando serão beneficiadas também as famílias dos residenciais Milton Figueiredo, Jardim Aroeira, Coronel Torquato, Novo Tempo, Novo Milênio e Sucuri.