/

26 de Maio de 2011 17h17

Prefeitura apóia participação de líderes de bairros em congresso da Conam

26/05/2011

Rosane Brandão/Sanecap

Cerca de 90 presidentes de Associações de Moradores de Bairros de Cuiabá participarão do 11º Congresso Nacional da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), que será realizado de 26 a 29 de maio em Praia Grande, São Paulo. A Prefeitura de Cuiabá será parceira do evento, cujo principal objetivo é debater as políticas públicas desenvolvidas para as cidades. 

A assessora comunitária do gabinete do prefeito, Tânia Matos, representando o prefeito Francisco Galindo, acompanhou a saída dos presidentes na tarde desta quarta-feira (25-05) na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo.  

Ela informou que a Prefeitura está dando total apoio aos presidentes, pois a participação deles no congresso vai servir para trocar experiências e ideias sobre aquilo que deu certo em outros municípios e, assim, trazer para Cuiabá e adequar essas experiências à nossa realidade. 

 “A Prefeitura tem duas opções: ler a história do movimento comunitário ou ajudar a escrevê-lo. Mas escolheu ajudar a escrevê-lo, ou seja, essa gestão quer participar ativamente de todas as ações que envolvam as lideranças comunitárias. E tudo que for preciso fazer para apoiá-los vai fazer”. 

Ao todo vão representar o estado de Mato Grosso no evento 180 presidentes de bairro. No comando da organização para a viagem está o presidente da Associação Mato-grossense de Associações de Bairro (Femab), Válter Arruda, e o presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), José Maurício Pereira. 

O Congresso da Conam vai estabelecer diretrizes para temáticas como Moradia, Saneamento, Transporte e Mobilidade Urbana e o Sistema Único de Saúde. Para tanto contará com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o das Cidades, Mario Silvio Mendes Negromonte, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda  

Conam - é uma entidade do movimento popular comunitário com o papel de organizar as federações estaduais, uniões municipais, associações comunitárias, entidades de bairro e similares. Atualmente, a Conam reúne mais de 550 uniões municipais de associações de moradores, com presença em 26 estados da Federação e no Distrito Federal.