17 de Agosto de 2010 13h35

Prefeito responde perguntas de internautas na Rádio Web América

17/08/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, foi entrevistado hoje na Rádio Web América (www.radiowebamerica.com.br) , do portal de notícias digital 24horas News, durante cerca de uma hora e meia. O gestor respondeu às perguntas dos radialistas Alessandro Ferreira e Yaponira Cavalcanti, e do jornalista Valdemir Roberto. Os internautas da rádio online também fizeram perguntas ao chefe do Executivo Municipal.

Vários assuntos foram abordados, como questões envolvendo investimentos em infraestrutura, IPTU, Saúde, Educação, Copa 2014, entre outros. Um dos assuntos que rendeu quase 15 minutos foi a coleta do lixo em Cuiabá. O prefeito explicou que a capital passou por uma fase difícil, que foi o rompimento do contrato com a antiga empresa que prestava o serviço. Depois que a prefeitura assumiu o serviço, o processo vem se regularizando. Galindo garantiu que com a conclusão da licitação para a contratação de uma nova empresa, até o final deste mês, a população receberá o tratamento que merece. “Até o final do ano teremos o melhor processo de coleta de lixo que Cuiabá já viu”, disse.

Quanto ao da Saúde, o prefeito defendeu o Pronto Socorro Municipal, lembrando que esta é a maior unidade do estado e que tem fundamental importância para a população de Cuiabá e do interior. “Se nós atendêssemos só os cuiabanos a situação do Pronto Socorro seria bem melhor, mas não podemos deixar de atender nossos irmãos do interior”, observou. Ele ressaltou que a reforma recente feita na instituição contemplou 1/3 da unidade e que a segunda etapa da reforma deve ser iniciada ainda este ano. Outras intervenções serão feitas na área, como a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (Upa), no ano que vem, com recursos do Governo Federal.

As mudanças no trânsito para a copa 2014 também foram debatidas na conversa entre o prefeito, locutores e internautas. Galindo contou que Cuiabá terá 21 grandes intervenções no trânsito, que essas obras já estão sendo licitadas e algumas começam este ano. A transformação do sistema de transporte coletivo, com a implantação do BRT (Bus Rapid Transit), será a grande novidade para a população, que terá mais qualidade e agilidade para se deslocar de ônibus.

Segundo o prefeito, os recursos para essas obras já estão garantidos e o projeto foi construído em conjunto com a prefeitura de Várzea Grande e a Agecopa. O sistema também será unificado nos municípios da Baixada Cuiabana. Ele explicou que haverá muitos transtornos durante a execução dessas obras feitas, mas assegurou que valerá à pena. “O legado que a Copa deixará para Cuiabá e Mato Grosso é muito grande, é melhor sofrer três anos e ter 30 anos de avanços”, afirmou.

O prefeito falou também sobre a retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1), a partir do próximo mês, citando que oito projetos já estão na Caixa Econômica Federal. Ele também ressaltou seu projeto de levar pavimentação para 100% dos bairros da capital. “Este é um grande sonho meu que até 31 de dezembro de 2012 pretendo realizar”, concluiu.