01 de Fevereiro de 2011 09h00

Prefeito participa da 1ª Reunião do Conselho de Acompanhamento da Copa do Mundo

01/02/2011

Secom/Cuiabá c/ Assessoria Agecopa

Na qualidade de um dos integrantes do Conselho de Acompanhamento da Copa do Mundo, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, participou ontem (31-01) da 1ª reunião do órgão,  realizada no auditório da Agecopa, antigo prédio do Moitará Center, na Avenida Lavapés, Capital.  Sob a presidência do governador Silval Barbosa, os debates se iniciaram às 9 horas em ponto. Os 19 representantes da sociedade e dos Poderes têm a função de acompanhar e monitorar as ações que preparam Cuiabá e Mato Grosso para o Mundial da Fifa 2014.

O prefeito de Cuiabá reafirmou que a Prefeitura é parceira de primeira hora da Agecopa, e já desenvolve várias ações conjuntas através das secretarias diretamente envolvidas com as obras de mobi lidade urbana, a exemplo do trânsito, transportes coletivos e outras áreas de atuação do Município. Ainda destacou o planejamento que vem sendo feito pela Agecopa para as intervenções viárias e de transporte coletivo, que a partir deste ano ganham efetividade após as licitações.

Galindo considera fundamental o envolvimento da população em todas estas ações, das obras ao voluntariado, passando pelas melhorias na saúde, segurança e na capacitação de recursos humanos. "Os professores do Município, os servidores da Saúde e de vários outros setores também podem contribuir neste trabalho de esclarecimento e envolvimento de toda a sociedade com a Copa", frisou.

Para o governador Silval Barbosa, o Conselho é importante, pois tem papel fundamental em função da grande expectativa para que a Copa do Mundo, em Cuiabá, seja a melhor possível, beneficiando todos os segmentos sociais. "Governo, Poderes e a sociedade representada neste Cons elho devem atuar de forma conjunta, pois o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida de todos através dos investimentos que serão feitos", disse.

O diretor-presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, secretário-executivo do Conselho, apresentou aos conselheiros todo o planejamento realizado ao longo de 2010, envolvendo um conjunto de ações que não só preparam Cuiabá e Várzea Grande para o Mundial, mas deixarão um legado significativo, ressaltou, para toda a comunidade. Os conselheiros foram informados também sobre o andamento das obras de construção da Arena Multiuso e o lançamento das licitações das obras de desbloqueio, que antecem as grandes intervenções do sistems viário e de transportes coletivos.

Segundo o diretor de Comunicação e Marketing da Agecopa, Roberto França, o Conselho é um instrumento que aperfeiçoa as políticas públicas e terá papel destacado no acompanhamento dos trabalhos. "Vamos deflagrar, a partir de fevereiro, uma série de campanhas para informar e orientar a população acerca das obras de mobilidade, as alterações no trânsito e as alternativas de tráfego. Também vamos motivar a comunidade a continuar abraçando a causa da Copa 2014, por meio da escolha de mascotes da Copa do Pantanal".