19 de Abril de 2011 15h32

Prefeito Galindo discute problemas da cidade com lideranças de bairros

19/04/2011

Luiz Cesar de Moraes/Sec. Mun. Adj. de Com. Social

O prefeito Chico Galindo recebeu hoje (19-04) em seu gabinete um grupo de dirigentes de associações de bairros de Cuiabá, acompanhado por um representante do MST e liderado pela ex-vereadora Enelinda Scala. Os representantes das associações de bairros fizeram reivindicações de obras e serviços ao prefeito, apontando falhas e sugerindo soluções para os problemas da cidade. Participaram da audiência os secretários municipais de Educação, Governo e Comunicação, além de secretários adjuntos e assessores mais próximos.

Galindo ouviu com atenção a lista de reclamações das oito lideranças dos bairros Três Barras, Jardim Florianópolis, Jardim União, Doutor Fábio e outros, para em seguida fazer suas ponderações. Ele deixou claro aos representantes das associações dos bairros da Regional Norte que concorda com muitas considerações colocadas na discussão, mas questiona alguns pontos, apontando ações que a prefeitura tem posto em prática nos últimos meses.

Uma das críticas feitas pelos reclamantes foi a precariedade da pavimentação asfáltica de alguns bairros de Cuiabá, cuja durabilidade tem sido abaixo da média. O prefeito admite esta falha, argumentando, contudo, que a totalidade do asfalto que beneficiou os bairros de Cuiabá nos últimos tempos foi resultado de emendas parlamentares, e o serviço executado pelo governo do Estado, sem qualquer participação da prefeitura de Cuiabá.

O prefeito disse que dentro de 60 dias deve apresentar à sociedade um projeto que prevê a pavimentação das ruas de 100% dos bairros de Cuiabá, mas lembrou que só pode executar pavimentação com recursos do Governo do Estado ou da União.

Quanto à alegação de que a rede de água não consegue atender a população cuiabana, o prefeito observou que algumas obras, ora em fase de licitação pela Sanecap, deverão resolver parcialmente o problema do abastecimento da cidade. “A solução completa nós não conseguiremos prover, mas eu asseguro que a hidrometração e a instalação de anéis na rede são ações que vão ampliar o sistema de modo a podermos atender um número muito maior de consumidores”, afirmou.

Chico Galindo lembrou que ainda neste mês repassará as obras do PAC ao governo do Estado, iniciativa com a qual espera solucionar o problema da rede de esgoto em Cuiabá.

O prefeito concordou com a reivindicação das lideranças de bairros de realizar uma nova reunião no dia 05 de julho próximo, para avaliar o estágio das obras em andamento.