12 de Julho de 2011 16h35

Prefeito faz reunião com mais de 160 lideranças de bairros de Cuiabá

12/07/2011

Rosane Brandão/PMC

O prefeito em exercício de Cuiabá, Julio Pinheiro, voltou a se reunir na noite desta segunda-feira (11-07) com lideranças comunitárias. Desta vez ele ouviu reivindicações de pelo menos 160 presidentes de associações de bairros, que representam as comunidades das regiões Oeste, Leste e Norte da capital. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e contou também com a presença de vereadores e secretários municipais.

“Não poderia deixar essa gestão sem ouvi-los, pois são vocês que sabem das dificuldades de cada bairro e podem solicitar do poder público”, disse Julio Pinheiro. “Volto a reiterar que, o político que não está junto e não ouve o movimento comunitário tem vida curta, pois é um político morto”, acrescentou.

Durante três horas de reunião o prefeito ouviu reivindicações e sugestões apontadas pelos presidentes, que na grande maioria dos discursos solicitaram melhorias, como pavimentação, iluminação pública, patrolamento e limpeza de ruas.

Segundo o prefeito, a decisão de realizar essa reunião foi porque queria ouvir os presidentes, saber das dificuldades e dos problemas de cada bairro. “É claro que não posso atender as reivindicações de todos, mas vou tentar amenizar as dificuldades. Por isso, vamos deixar algumas decisões encaminhadas, para quando o prefeito Galindo voltar já implantar”, observou Pinheiro.

O projeto Aprender Fazendo é uma delas. Serão contratadas 700 pessoas para trabalhar com o projeto, e já estão prontos o material e os uniformes que serão usados pelos alunos na qualificação.

Para atender as regionais, Julio Pinheiro, disse que vai disponibilizar duas equipes de trabalho e investir em equipamentos e maquinários para realização das ações emergenciais, como tapa buraco, troca de lâmpada e encascalhamento, entre outros serviços.

Outra ação que Julio Pinheiro garantiu que vai realizar será a questão da regularização fundiária, que passará a ser mais fácil. Para conseguir o título da propriedade, o cidadão deve ir direto ao cartório e na hora o trâmite será realizado. Esta semana o projeto será encaminhado para a Câmara de Cuiabá, que deverá ser votado na próxima quinta-feira e logo depois sancionado pelo prefeito. “Cerca de 30 bairros serão contemplados”.

Reformas e ampliações de creches, escolas e unidades de saúde também estão entre as ações que Julio Pinheiro vai deixar encaminhadas. “Serão R$ 5 milhões para creches e escolas e outros R$ 5 milhões para melhorar as estruturas dos postos de saúde e policlínicas”, informou o prefeito, acrescentando que o levantamento do que precisa ser feito já está sendo realizado.

O administrador da Regional Leste, Macrean Santos, falou em nome das três regionais e ressaltou que está ansioso para receber a estrutura que a Prefeitura vai oferecer às regionais. “Sabemos e conhecemos os problemas lá da ponta, desde o menor e mais simples até o maior. Com essa estrutura vamos poder dar uma resposta mais rápida para os bairros, ajudando e executando pequenas obras”, frisou.

Participaram da reunião os vereadores Arnaldo Penha (presidente da Câmara de Cuiabá), Misael Galvão, Adevair Cabral e Leonardo Oliveira, além da assessora comunitária da Prefeitura de Cuiabá, Tânia Matos, os secretários Edivá Pereira Alves (Trânsito e Transporte), Paulo Borges (Infraestrutura), o presidente da Federação Mato grossense de Associações de Moradores de Bairro, Valter Arruda, os administradores das regionais Oeste, Carlos Roberto Vieira, e da Norte, Edmundo Lucas da Silva, e servidores e técnicos da Prefeitura.