18 de Outubro de 2010 11h09

Prefeito fala sobre água e lixo durante programa de rádio

18/10/2010

Marcio Camilo-Secom

Lixo, água, operação tapa buracos, calçamento e mudança no secretariado.  Esses foram os principais temas abordados pelo prefeito Chico Galindo, em entrevista concedida na manhã de hoje (18.10) ao programa Cidade Independente, da Radio Cidade. O prefeito explicou que esses problemas que afetam a cidade se devem principalmente a questões técnicas e falta de processos licitatórios.

“A questão da coleta de lixo, por exemplo, melhorou, mas sabemos que ainda está longe do ideal. A empresa responsável pelo serviço atua de forma emergencial. Mas com o processo licitatório, que será assinado hoje, contaremos com a atuação de uma nova empresa com todos os detalhes acertados e mão de obra suficiente para atender à demanda na Capital”, explicou Galindo, acrescentando que o serviço será realizado por até 30 caminhões com caçambas.

Quanto ao abastecimento de água, ele informou que a Sanecap precisa ser modernizada. “É preciso uma renovação. A empresa ainda atua com registro manual, mas nós vamos efetuar as devidas transformações”, assegurou.

Galindo falou de mudanças radicais nas ações. Ele disse que apesar dos avanços da ETA Tijucal, a água ainda chega um dia sim e outro não em alguns bairros periféricos da Capital. “A água precisa chegar ao consumidor. Entretanto, é necessário que os recursos do PAC se tornem realidade. Caso isso não aconteça, encontraremos outras formas para sanar o problema. Água e o lixo não serão tratados nessa gestão com medidas gradativas, mas sim por meio de soluções definitivas”, garantiu ele.

Sobre a operação Tapa Buracos, o prefeito disse que as medidas não são a curto prazo. Ele ressaltou que 50% dos trabalhos já foram concluídos e que a prefeitura não dispõe de recursos para corrigir em 100 % a massa asfáltica da cidade. O gestor cuiabano falou em parceira com o Governo Estadual. “Entraríamos com a mão de obra e eles (Estado) ajudariam com os recursos”, disse Galindo, acrescentando também que espera uma melhor arrecadação municipal para o ano que vem.

A respeito do calçamento da cidade, Galindo explicou que a responsabilidade não é só da prefeitura. “Nossas medidas vão ser no sentido de cobrar dos donos de estabelecimentos e terrenos baldios que cuidem das calçadas. Caso haja necessidade, aplicaremos multas. Precisamos ser firmes quanto a essa questão”.

No final da entrevista, Galindo também explicou as mudanças no secretariado. Ele disse que o procedimento foi técnico e elogiou o desempenho dos secretários a serem substituídos. “Não é desqualificar ninguém, tomei essa medida baseado em questões administrativas. E isso foi muito bem assimilado, tanto que os pedidos de renúncia dos cargos partiram deles (secretários)”, afirmou Galindo, acrescentando que o anúncio oficial de mudanças no staff da prefeitura sai ainda nesta semana.