25 de Novembro de 2010 14h48

Prefeito esclarece que não é contra o passe livre

25/11/2010

Sanny Lisboa-PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, informou aos representantes do Movimento Estudantil da capital na manhã desta quinta-feira (25.11), que nunca disse ser contra o passe livre. “Eu nunca fiz tal declaração e garanto a vocês que na minha gestão não farei nada para acabar com o passe livre”, garantiu Galindo.

O prefeito esclareceu que como gestor público ele luta pelos interesses de Cuiabá e busca o auxílio do Estado e do Governo Federal para que a prefeitura possa manter o benefício aos estudantes. “Enquanto eu for prefeito não vou tirar esse direito dos estudantes, mas eu tenho o dever de lutar por Cuiabá, por isso temos que buscar auxílio dos governos Estadual e Federal”, explicou.

A prefeitura de Cuiabá banca sozinha o passe livre de alunos das redes municipal, estadual e particular, de todos os níveis escolares, inclusive os universitários. São R$ 15 milhões por ano. É por isso o prefeito acha justo buscar o apoio dos outros entes federativos para bancar os custos com o transporte dos alunos.

Em todo Brasil, somente a cidade de Cuiabá arca 100% com os custos do passe livre. Só mais duas capitais, Campo Grande e Rio de Janeiro, possuem o benefício, bancando, porém, 50% dos gastos.

Durante a reunião com o prefeito, o estudante Lehu Wanio de Araújo, diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), lembrou a importância da mobilização dos alunos para manter os benefícios já conquistados. “Se a gente perder esses direitos vai ser difícil reconquistá-los, por isso estamos sempre atentos”, disse o jovem.

IPTU

Chico Galindo parabenizou os estudantes pelo movimento organizado, mas pediu a colaboração deles nas ações da prefeitura. Ele explicou que os jovens podem ajudar a população a entender as mudanças feitas na cobrança do IPTU. “Estamos fazendo um trabalho social que a população ainda não entendeu. Quem tem menos vai pagar menos ou nada e quem tem muito vai pagar mais”, observou.  Neste ano 5,7 mil famílias ficaram isentas de pagar o IPTU. Com o novo estudo, esse número pulou para 25,9 mil em 2011. Além disso, 66% dos imóveis terão o valor do IPTU de até R$ 200,00. “Quem está abalado com o valor do IPTU são os grandes, aqueles que têm vinte, trinta imóveis em Cuiabá e em áreas super valorizadas”, explica o prefeito.

O gestor mostrou aos estudantes o estudo técnico feito para atualizar a planta genérica da Capital e alterar o valor do IPTU. As mudanças foram feitas somente com base na alteração do valor venal dos imóveis (valor de mercado), conforme o estudo. “É um trabalho técnico e sério”, observou.  O índice do IPTU em Cuiabá, de 0,4%, é o menor do Brasil e não teve aumento.  Mesmo assim a inadimplência chega a R$ 519 milhões.

Sanecap

O prefeito também respondeu ao questionamento dos estudantes sobre a situação da Sanecap. O gestor garantiu que o Poder Executivo Municipal não pretende privatizar o órgão sob sua gestão. “O que queremos é fazer um trabalho sério na Sanecap e continuá-la pública”, ressaltou.