23 de Julho de 2010 16h22

Prefeito e promotor discutem questões ambientais de Cuiabá

23/07/2010

Da Redação-Assessoria/PMC

Durante encontro no Ministério Público Estadual - MPE, o prefeito Chico Galindo e o promotor do Meio Ambiente, Gerson Barbosa, discutiram vários assuntos relativos à questão ambiental em Cuiabá, como a necessidade de se intensificar a fiscalização na área e a questão dos caminhões limpa fossa. O MPE vai propor formalmente ao município que a Sanecap seja responsável por determinar e fiscalizar o local onde os limpa fossas despejam os resíduos.

O prefeito disse que gostou muito da idéia e propôs que o município vizinho de Várzea Grande também seja incluído no projeto, já que um dos principais cursos d’água afetados pelo problema é o rio Cuiabá, onde os resíduos dos limpa fossas são geralmente jogados sem nenhum critério.

Outro assunto debatido foi a questão da fiscalização ambiental da capital, que no entender do promotor está deficitária. Mais uma vez, Chico Galindo concordou e disse que a prefeitura já está tomando providências para resolver o problema, por meio de um projeto a ser anunciado em breve.

Prefeitura e Ministério Público assinaram mais um Termo de Ajustamento de Conduta TAC relativo a uma pendência entre o Residencial São Paulo, no Coxipó, e a Sanecap. O Residencial tem uma dívida alta com a Sanecap e o promotor estipulou um prazo de 90 dias para que o empreendimento acerte seus débitos; caso não cumpra o compromisso dentro do prazo, a Sanecap poderá tomar as providências necessárias neste caso.

Participaram do encontro no Ministério Público, além do prefeito Chico Galindo, o procurador Geral do Município, Fernando Biral, o secretário de Infraestrutura, Euclides Santos, e o presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa.