/

31 de Maio de 2011 18h35

Prefeito discute andamento das obras da copa com a presidente Dilma Rousseff

31/05/2011

Thiago Almeida/Rosane Brandão

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, acompanhado do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou na tarde desta terça-feira (31-05) de uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, e governos estaduais e municipais de 11 sedes dos jogos da Copa do Mundo 2014. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, foi para tratar do prazo das obras para o mundial de futebol.

Na oportunidade, os prefeitos e governadores apresentaram para a presidente Dilma o andamento dos projetos municipais e estaduais conveniados com o Governo Federal. Eles aproveitaram a reunião para também entregar um documento com reivindicações para facilitar a realização das obras até 2014.

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, afirmou que está tranqüilo com as ações desenvolvidas na cidade e que vai trabalhar em parceria com o Estado para a conclusão das obras. "Estamos dentro do cronograma e continuaremos realizando nosso trabalho conjunto", afirmou.

Francisco Galindo ressaltou ainda, que o Governo Federal deve aproveitar a oportunidade de receber o mundial para resolver os problemas que afligem as regiões carentes das capitais sedes. “Essa é a oportunidade de realizar obras não só para atender a Copa, mas para beneficiar a cidade como um todo, principalmente com pavimentação”.

Para Cuiabá, além da construção da Arena Pantanal (em construção), estão previstas inúmeras obras na área de mobilidade urbana, que irão mudar a paisagem da cidade. Também está prevista a implantação de um novo modelo de transporte público (BRT ou VLT) a ser definido pelo Governo do Estado. 

Em coletiva com a imprensa, realizada no final da reunião, o ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Junior, declarou que entre os assuntos foram debatidos temas como a construção de estádios, o programa de mobilidade urbana para a Copa, reforma nos aeroportos, entre outros temas. "A reunião teve como objetivo principal o estabelecimento de metas para que todas as ações sejam realizadas dentro do prazo. Na oportunidade, o Governo Federal reafirmou o compromisso de atender a todas as exigências pactuadas com a Fifa em tempo hábil", ressaltou.

Na reunião foi estabelecido um prazo máximo para conclusão dos processos de licitação das obras, em dezembro deste ano. Segundo o ministro, as cidades que não conseguirem licitar até este prazo não ficarão desamparadas. "As que licitarem continuarão dentro do Pacote Copa 2014, caso houver atraso no projeto, eles serão encaminhados para o Programa de Aceleração do Crescimento para a Mobilidade Urbana", afirmou.

De acordo com o governador Silval Barbosa, Mato Grosso foi citado como exemplo e recebeu elogios da presidente. "Estamos com 20% das obras do Estádio em andamento e uma previsão de entrega para 2012. Além disso, já temos vários projetos concluídos e licitados, e os que não foram ficarão prontos até o final do ano", disse.

Silval Barbosa ressaltou também que a presidenta solicitou atenção dos governantes para os prazos, e o empenho dos gestores para a conclusão dos projetos. "A presidenta está tranqüila com a realização da Copa do Mundo, e garantiu que as linhas de financiamento serão prioridade da gestão Federal".

A reunião contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, ministro da Fazenda, Guido Mantega, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio Passos, ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, ministro das Cidades, Mario Negromonte, e do ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Acompanharam o prefeito e o governador, o presidente da Agencia Estadual de Execução dos Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Eder Moraes, o senador Blairo Maggi e o deputado Federal, Valtenir Pereira.