/

30 de Maio de 2011 14h03

Prefeito de Cuiabá reúne-se com diretoria da Agecopa

30/05/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (30-05), com a diretoria da Agecopa (Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014), debatendo a implantação de duas importantes obras para a capital e que visam à realização do Mundial de Futebol: o Funpark e a Avenida Parque Barbado.  

Na primeira parte da reunião, o presidente da Agecopa, Éder Moraes, detalhou o projeto do Fun Park, obra exigida pela FIFA para a realização da Copa. O Funpark será construído onde hoje está localizado o Parque de Exposição da Acrimat (Avenida Beira Rio).  

De acordo com Éder Moraes, durante a reunião foi debatido o modelo a ser implantado na área onde será construído o Funpark. “Estamos definindo o modelo de investimento; se será concessão, cessão ou desapropriação. O Funpark é uma obra muito importante para Cuiabá. Será um corredor turístico, um ponto de grande visitação”, explicou o presidente da Agecopa.  

Com a construção do Funpark, o Parque de exposições da Acrimat será instalado em uma nova área, muito mais ampliada, na rodovia que liga Cuiabá ao município de Santo Antônio do Leverger.  

De acordo com o presidente da Agecopa, as reuniões dos diretores da Agência com os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande serão constantes a partir de agora, com o início das obras de mobilidade urbana nos dois municípios. “O objetivo é promover uma maior interação entre as prefeituras e a Agência. Estamos afinando os discursos, discutindo as mudanças que acontecerão a partir de agora nas duas cidades. 

Avenida Parque Cuiabá 

Durante a reunião, o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, apresentou ao prefeito Francisco Galindo o projeto de implantação da Avenida Parque Barbado. O projeto prevê a construção de uma ampla avenida ao longo do Córrego do Barbado, promovendo a ligação da Grande Morada da Serra à Avenida Fernando Corrêa da Costa.  

O projeto, além de promover a melhoria do trânsito entre as duas regiões, tem um amplo investimento na área ambiental, já que prevê a recuperação do córrego – com a construção de emissários que evitariam que o esgoto seja despejado diretamente no córrego, como acontece atualmente – e a preservação da mata ciliar que margeia o Barbado.  

Para o início da implantação da obra, falta ainda a definição de alguns pontos, especificamente na área ambiental, junto ao Ministério Público Estadual (MPE). Falta também definir a situação das famílias que vivem as margens do córrego, principalmente no bairro Castelo Branco.  

O prefeito Francisco Galindo aprovou o projeto e determinou o empenho de todos os órgãos e gestores do município para auxiliar a Agecopa em tudo que for necessário para a viabilização e implantação da Avenida Parque Barbado.  

“Todas estas obras significam qualidade de vida para a população de Cuiabá, por isso todas são muito bem vindas. O Governo do Estado e a Agecopa tem sido grandes parceiros de Cuiabá. O governador Silval Barbosa está sempre ajudando nossa cidade. Estou muito satisfeito com o convite para vir até a Agência discutir estes projetos”, afirmou Galindo. 

Além do presidente da Agecopa, Éder Moraes, e o diretor de Infraestrutura, Carlos Brito, participaram da reunião os diretores Yênes Magalhães (Planejamento), Yuri Bastos (Assuntos Estratégicos), Agripino Bonilha Filho (Articulação Interinstitucional), Roberto França (Comunicação e Marketing) e Jefferson de Castro (Orçamento e Finanças). Também participou do encontro o secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística de Transporte, Francisco Vuolo.