29 de Março de 2011 12h45

Prefeito de Cuiabá responde a perguntas dos ouvintes da rádio CBN

29/03/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá,  Francisco Galindo, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (29-03), à rádio CBN Cuiabá. Durante 75 minutos, o prefeito respondeu a questionamentos feitos pelos ouvintes da rádio. Galindo detalhou as ações do programa Multiação, que tem início hoje. O programa vai ao encontro dos anseios da população de Cuiabá, já que a maioria das perguntas dos ouvintes foi referente à infraestrutura.

O prefeito explicou que o Multiação levará uma série de serviços aos bairros, sanando boa parte dos problemas enfrentados pelos munícipes. O Multiação prevê nove tipos de ações: operação tapa buracos; patrolamento e encascalhamento de ruas; poda de árvores; limpeza de córregos; limpeza de terrenos e bolsões de lixo; limpeza de praças; limpeza de avenidas e canteiros centrais; limpeza de cemitérios e limpeza de bocas de lobo. Serão contemplados todos os bairros de Cuiabá e a zona rural, incluindo as sedes dos distritos.

O gestor municipal contou que, até mesmo os terrenos pertencentes a particulares serão limpos, e que os proprietários serão notificados e autuados. Nestes terrenos, será deixada uma placa com os dizeres: “A prefeitura passou por aqui”.

Dengue

O prefeito disse que, uma das principais ações do Multiação é a limpeza de terrenos e bolsões de lixo, buscando eliminar possíveis focos da dengue. Galindo fez um apelo à população. “A Prefeitura estará fazendo a sua parte. A população tem que fazer a dela, não deixando possíveis criadouros do mosquito”.

Poeira Zero

Galindo disse que, seu sonho como prefeito da capital é pavimentar todas as ruas de Cuiabá. Ele não disse que no momento não pode dar maiores detalhes, mas está trabalhando no Poeira Zero, um projeto para asfaltar 59 bairros da capital. Seriam 700 km de ruas asfaltadas, operação que exige recursos no valor de R$ 250 milhões.

“É um sonho meu. Estou trabalhando nisso desde o ano passado. Não vou prometer. Mas, já temos 59 projetos prontos. Será um trabalho meu e do futuro prefeito de Cuiabá. Iniciando no final de 2011 e terminando no final do ano de 2013. Espero em breve poder dar esta excelente notícia para nossa população”.

PCCS

Os ouvintes também fizeram perguntas sobre o PCCS (Programa de Cargos, Carreiras e Salários) do Município. O prefeito respondeu que o PCCS para algumas categorias já está concluído, como médicos, enfermeiros, dentistas, engenheiros e arquitetos, e que agora está  sendo finalizado, junto com o Sindicato dos Servidores. O PCCS para as demais categorias, com a revisão do PCCS que foi implantado em 2007.

Centro de Atendimento

O prefeito explicou que já foi licitada a construção de um centro de atendimento a dependentes químicos, que será  mantido pelo município. Este centro será instalado no Jardim Europa. Mas, mesmo com a construção do centro, o município de Cuiabá  não terá condições de atender a todos, já que a demanda é muito grande, e o centro terá capacidade de atendimento para apenas 20 pacientes. Uma das soluções debatidas durante o programa de rádio, e acatadas pelo prefeito Francisco Galindo, será a Prefeitura dar apoio - principalmente com a cessão de profissionais da área da saúde – para entidades filantrópicas e igrejas que já desenvolvem trabalhos de atendimento a dependentes químicos.