25 de Novembro de 2010 15h00

Prefeito de Cuiabá pede que população colabore no combate a dengue

25/11/2010

Angela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, disse nesta quinta-feira (25) que está muito preocupado com a questão da dengue, e por isso pede a colaboração e participação de toda a sociedade no combate à doença e a proliferação do mosquito aedes aegypti (transmissor da doença). Galindo alertou que os índices larvais no município estão altíssimos, necessitando uma ação intensa do poder público, mas também de todos os moradores da capital.

O prefeito fez este alerta durante a solenidade de sorteio do Prêmio Agente Mirim de Combate a Dengue. Ele ressaltou a importância do projeto e da atuação dos alunos da rede municipal na ação de prevenção à dengue e anunciou a ampliação do projeto em 2011.

O secretário municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, destacou os índices alcançados pelo município este ano, com redução de 62,8% no número de notificações de 2009 para 2010, mas também lembrou é que preciso ter a colaboração dos munícipes.

O secretário contou que na semana passada a Saúde iniciou os mutirões de limpeza e combate a dengue na cidade, informando que as ações começaram pelo bairro Pedra 90. Foram visitadas mais de cinco mil residências, mas os agentes de saúde e combate a dengue encontraram resistência em 200 casas, onde a entrada não foi permitida.

“Estamos trabalhando cada vez mais para envolver a população. Chegamos ao período de chuvas e temos que passar por ele de forma aceitável, isto é, com índices de notificações aceitáveis. Não podemos ter situações trágicas, como já tivemos em outros anos na capital”, destacou Maurélio Ribeiro.