01 de Dezembro de 2010 18h04

Prefeito Chico Galindo fala sobre desempenho de sua administração

01/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Em entrevista hoje (01-12) ao programa Tribuna do Ouvinte, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, falou sobre o desempenho da sua administração em diversas áreas de trabalho, inclusive na parte econômica. Galindo garantiu que, a despeito das dificuldades de fechamento das contas de final de ano, a Prefeitura vai quitar os salários dos servidores, o que inclui o 13º. "Vamos juntar todos os recursos disponí­veis para pagar o 13º salário. O servidor, portanto, pode ficar tranquilo, porque é prioridade da atual gestão".

Para o prefeito, a quitação de todos os encargos municipais foi dificultada por causa do sequestro de recursos do Município por conta de um embate judicial antigo (precatórios), referente a uma área da Coophamil. "O mais importante, a meu ver, é que os 14 mil servidores não serão prejudicados. De resto, vamos continuar trabalhando para implantar na cidade os benefícios que tanto necessita".

A questão do IPTU também foi abordada na entrevista. Galindo explicou que este é um assunto complexo, posto que a planta genérica de Cuiabá (que abrange 200 mil imóveis, residências, áreas comerciais e 550 mil terrenos) não sofre correção há 13 anos. O prefeito disse que, em relação aos terrenos, principalmente os localizados na área central da cidade, registrou-se aumento expressivo nos números, por força da especulação imobiliária. "Assim, temos que cobrar mais".

De um total de 200 mil imóveis de Cuiabá, 26 mil, em 2011, não terão qualquer encargo de IPTU. "Em 2010, 5.700 residências não pagaram IPTU; e no próximo, 2011, mais 20 mil não pagam nada porque, quem tem casa avaliada em até 25 mil, não terá cobrança de IPTU".

O prefeito pontua que os cálculos do novo IPTU são baseados em análises criteriosas dos economistas da Prefeitura. "É um IPTU justo, e, mesmo assim, com muitos questionamentos, que resultaram em adequações. Já fizemos isso em vários pontos, e a ideia é mostrar à sociedade a base exata das planilhas de cálculos, como elas foram fundamentadas. O que estiver inconsistente, com certeza, corrigiremos", frizou.

O prefeito Chico Galindo citou que, no Pedra 90, entre outros bairros, muitos moradores não pagaram IPTU este ano. "Somente em 2010, no caso do Pedra 90, 988 casas não pagaram. Em 2011, este número aumenta para 3.228 imóveis isentos de IPTU. Em outro bairro, Jardim Fortaleza, foram 121 casas isentas de IPTU, número que sobe para 410 em 2010. A partir do próximo dia 15 de dezembro, os números serão disponibilizados à população. Agora, concordo que condomínios luxuosos tenham sofrido reajustes substanciais no IPTU, pois podem pagar para gerar melhorias na cidade", concluiu.