23 de Agosto de 2011 09h26

Prefeito apresenta proposta de concessão ao Clube de mães de Cuiabá

23/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, participou nessa segunda-feira (22-08) de uma audiência pública com o Clube de Mães de Cuiabá no Sindicato da Indústria e Construção, para discutir o modelo de gestão que futuramente será implantado em substituição à Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

Cerca de trinta mulheres representantes dos clubes de mães dos bairros da capital participaram da audiência e tiveram a oportunidade de fazer indagações sobre a respeito da concessão. De acordo com a presidente do clube, Eloísa Dorileu, essa foi uma oportunidade impar dadas às mães de Cuiabá. “O prefeito está de parabéns por ter tomado essa iniciativa de ouvir as mães da capital. Pela primeira vez na história da existência do Clube de Mães um prefeito tem tamanha consideração” pontuou ela.

O prefeito esclareceu que é ciente de que todo mal entendido sobre a questão da concessão foi por conta do processo de votação na Câmara. Ele explicou que enviou, na tarde desta segunda-feira, à Câmara Municipal uma mensagem revogando a Lei 244/2011 e estabelecendo a criação novamente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá. “Eu fiz isso para que não haja dúvida de que a concessão é o caminho certo a se tomar”.

Galindo explicou que não vê outra solução para a água e o esgoto de Cuiabá, senão a concessão. “Eu acredito nessa proposta, por isso estou aqui, para demonstrar a cada uma de vocês que esta é a única alternativa”. O gestor explicou que há 40 anos Cuiabá  não tem investimento na área de saneamento básico. Atualmente, somente 28% do esgoto são tratados e quase metade dos bairros da capital não tem um abastecimento de água contínuo e adequado. “Não dá mais para continuar nessa situação”.

Sobre a questão da privatização e do aumento da tarifa de água, o prefeito ainda reforçou que a informação chegou de forma errada à população. “Para regular os ajustes das tarifas é que foi criada a Agência Reguladora, portanto nenhum centavo será cobrado a mais, a água permanecerá com a mesma tarifa. A única coisa que vai mudar em Cuiabá é a qualidade de vida da população”, frisou.