14 de Outubro de 2013 10h45

Planejamento estratégico prioriza qualidade de vida em Cuiabá

14/10/2013

Euziany Teodoro - Secom Cuiabá

O Planejamento Estratégico de Cuiabá 2013-2023, elaborado pela Prefeitura de Cuiabá, sob a orientação do Tribunal de Contas do Estado, tem como prioridade elevar a expectativa e a qualidade de vida da população, garantir a qualidade da educação básica e assegurar políticas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho realizado teve como foco quatro grandes áreas: Políticas Sociais, Desenvolvimento Econômico, Gestão Urbana Sustentável e Gestão Organizacional.

O objetivo principal do planejamento é divulgar as riquezas da cidade de modo a projetá-la como a “Capital do Pantanal e do Agronegócio”. “Projetamos uma cidade sustentável com investimento em projetos que transformem Cuiabá em uma cidade atrativa para o desenvolvimento de negócios, em especial de serviços e comércios voltados para o agronegócio, e espaços de lazer para se viver melhor”, explicou o prefeito Mauro Mendes.

Na construção do plano aplicou-se o método de planejamento denominado Balanced Scorecard (BSC). O BSC compreende um método integrado e interativo para gestão estratégica da organização. A partir daí, 15 metas principais foram traçadas, voltadas para os públicos interno e externo da Prefeitura de Cuiabá.

“O resultado deste trabalho é um plano possível de ser alcançado. Projeta, para os próximos 10 anos, a Cuiabá que queremos e sonhamos. O próximo passo é a discussão com a sociedade organizada. Cada gestor, em seu tempo, tem a relevante missão de garantir a execução das iniciativas previstas para o alcance das metas”, afirma o prefeito.

As 15 metas a serem alcançadas no período de dez anos com o propósito de mudar a qualidade de vida da população e dos serviços prestados pela administração municipal são:

·         Objetivo 1: Elevar a expectativa de vida da população

·         Objetivo 2: Garantir a qualidade da educação básica

·         Objetivo 3: Assegurar políticas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social

·         Objetivo 4: Garantir o desenvolvimento urbano de forma sustentável

·         Objetivo 5: Criar um ambiente de Oportunidade de negócios para a geração de emprego e renda

·         Objetivo 6: Garantir a Acessibilidade e a mobilidade urbana

·         Objetivo 7: Fortalecer o turismo e a cultura cuiabana

·         Objetivo 8: Fomentar as práticas de esporte e lazer

·         Objetivo 9: Fortalecer o controle social

·         Objetivo 10: Garantir qualidade e a celeridade dos serviços prestados ao cidadão

·         Objetivo 11: Buscar a excelência das práticas de gestão e dos resultados

·         Objetivo 12: Assegurar a excelência do desempenho profissional e gerencial

·         Objetivo 13: Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores.

·         Objetivo 14: Desenvolver na Prefeitura a cultura socioambiental

·         Objetivo 15: Garantir a Excelência da Gestão Fiscal

Nos próximos dias, reportagens relacionadas a cada um destes temas serão divulgadas na página eletrônica da Prefeitura de Cuiabá, sob o endereço www.cuiaba.mt.gov.br.