19 de Janeiro de 2011 11h28

Pequenos produtores rurais de Cuiabá participam de jornada sobre organização da produção

19/01/2011

Ângela Jordão/PMC

Os pequenos produtores rurais  da zona rural de Cuiabá participaram hoje (19-01) , da 1ª Jornada Técnica para Elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento para a Organização da Produção e Comercialização de Frutas, Legumes e Verduras (FLV’s). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e a Empaer (Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso).

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Rural de Cuiabá, Dilemário Alencar explica que a Prefeitura está implantando um Programa de Apoio à Agricultura Familiar, visando contribuir com a melhoria das condições de trabalho e renda do agricultor familiar da capital. A zona rural de Cuiabá tem 2.400 propriedades rurais com características de agricultura familiar.

“O objetivo é que os pequenos produtores comercializem sua  produção nos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), para ser utilizada na merenda escolar da rede pública. A Legislação determina que 30% do que é consumido na merenda escolar seja adquirido da agricultura familiar”, explica Dilemário.

Dentro do Programa de Apoio a Agricultura Familiar, a prefeitura está definindo quatro agropolos na zona rural de Cuiabá. Em cada um deles será dada prioridade a um tipo de produção. Na região do Distrito do Aguaçu será implantado o pólo de FLV’s  (frutas, legumes e verduras).

O diretor técnico da Empaer, Almir de Souza Ferro, explicou que o Governo do Estado fez um mapeamento da produção de sete municípios de Mato Grosso, entre eles Cuiabá, com o objetivo fazer um diagnóstico da produção de frutas, verduras e legumes.  A partir deste diagnóstico está sendo elaborado o Plano de Produção Programa. O objetivo é programar a produção de FLV’s , visando a demanda do mercado.

“Para ter renda, o produtor precisa trabalhar com as necessidades do mercado, para garantir a comercialização do seu produto. O plano é para que o produtor siga as necessidades do mercado e, também, não haja excesso de produção, isto é, muitos agricultores produzindo o mesmo tipo de fruta, legumes ou verduras, porque o excesso faz com que a produção não tenha bons preços”, explica o diretor da Empaer.

Durante o encontro de hoje, a  Empaer, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Rural de Cuiabá, além de apresentar o diagnóstico sobre FLV’s no estado, irá levantar quais as dificuldades, deficiências e necessidades dos pequenos produtores para oferecer a assistência técnica necessária para que e os agricultores  se insiram no projeto de Produção Programada.

O secretário Dilemário Alencar ressalta a importância do trabalho em parceria da administração municipal com o Estado e o Governo Federal. “Esta parceria é necessária para termos condições de levar conhecimento, tecnologia e extensão rural aos pequenos produtores da capital. Estamos trabalhando pelo desenvolvimento sustentável da zona rural de Cuiabá, com prioridade na agricultura familiar”. O encontro está sendo realizado no Auditório Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação.