14 de Setembro de 2010 13h35

Pequenos agricultores expõem seus produtos na Praça Alencastro

14/09/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

Mais de 50 pequenos produtores de 13 municípios da Baixada Cuiabana expõem seus produtos para a população da Capital na Praça Alencastro nesta terça-feira(14.09), durante a Feira de Agricultura Familiar. Eles participam das comemorações dos 46 anos da Empresa de Pesquisa, Assistência  e Extensão Rural (Empaer).

O evento é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado. O diretor de Agricultura da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Geraldo Donizete Lúcio, lembrou durante a abertura do evento que quase 70% da alimentação dos brasileiros é baseada em produtos da agricultura familiar, por isso a importância da assistência técnica e a extensão rural em Mato Grosso. “A história da Empaer começa em Cuiabá, por isso temos que comemorar muito”, disse o diretor.

O presidente da Empaer, Enock Alves, observou que a empresa faz parte da história da produção agrícola do Estado. Ele lamentou a diminuição do quadro de funcionários do órgão que aconteceu gradativamente ao longo dos anos. “A área de pesquisa tem muito espaço e precisa de mais instituições trabalhando nesse setor”, afirmou.

A Empaer tem hoje 550 funcionários, segundo o sindicato da categoria seria necessário a contratação de mais 1.000 servidores para atender todo estado. Mato Grosso possui cerca de 160 mil agricultores familiares.