Foto: Otmar de Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, acompanhado dos secretários Edivá Alves (SMTU) e Flávio Garcia (Comunicação Social), prestigiou na manhã de hoje (17-12)  no bairro Porto, em frente ao Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Duarte, a apresentação do projeto de substituição das lâmpadas de todos os semáforos da Capital por conjuntos de LED (Diodos Emissores de Luz).

Trata-se de uma parceria entre Cuiabá e a Rede Cemat, representada pelo diretor-administrativo e financeiro, Henrique Jueis Dení­cio Quirino Rego (gerente do Departamento de Poderes Públicos) e Milton Ochiuto (coordenador do Programa de Eficiência Energética). O prefeito agradeceu à Cemat por mais este convênio com o Municí­pio, que atende a comunidade. "Essa parceria significa muito para Cuiabá. É um legí­timo presente de Natal, pois vamos gerar uma economia expressiva, sem contar que saímos na frente com a instalação de lâmpadas LED 100% nos semáforos".

Além de reduzir o consumo de energia elétrica em até 80%, as lâmpadas de LED possuem vida útil 50 vezes maior que as utilizadas atualmente, explicaram os representantes da Cemat. A substituição vem sendo feita  desde o dia 22 de novembro e é custeada pela Cemat, por meio de seu Programa de Eficiência Energética. Ainda conforme a diretoria da Cemat, a parceria firmada entre a empresa e o Municí­pio cuiabano permitirá que a cidade seja uma das primeiras capitais brasileiras a ter essa tecnologia implantada 100% nos semáforos.

O secretário Edivá Alves disse que a substituição das lâmpadas conve ncionais pelas LED é muito positiva, a contar pela grande economia gerada anualmente (cerca de R$ 188 mil reais). “Isso porque o atual sistema de semáforos da cidade é formado por lâmpadas incandescentes, que queimam com frequência, com vida útil estimada em duas mil horas. "É um dos agravantes do sistema antigo, posto que significa um risco para motoristas e pedestres. Afinal, se as lâmpadas queimam sem aviso prévio, é evidente o perigo de colisões e atropelamentos. Já as lâmpadas LED tem vida útil de cerca de 100 mil horas", informou.

Alves afirmou que a implantação desta nova tecnologia nos 110 cruzamentos com semáforos em Cuiabá ainda resolverá outro problema grave do trânsito da Capital: a dificuldade para identificar, em determinados horários, qual das cores do semáforo está acesa. "A incidência de sol e o calor gerado pelas lâmpadas incandescentes provocam a deterioração das lentes e filtros coloridos dos semáforos, o que prejudica a visão dos motoristas e pedestres. Com a utilização dos conjuntos de LED, essa questão será solucionada".

A substituição das lâmpadas incandescentes pelos módulos de LED nos 1.567 semáforos de Cuiabá deve ser concluí­da em janeiro de 2011. O projeto vai possibilitar economia anual de 332,64 MWh, o que significa uma redução de R$ 188 mil nos gastos com energia elétrica da Prefeitura de Cuiabá. A demanda energética evitada será da ordem de 172,52 KW. Para viabilizar o projeto, a Cemat investiu um total de R$ 573 mil.

• Bairros e avenidas recebem equipes de limpeza da Secretaria de Infraestrutura de Cuiabá

• Prefeito Francisco Galindo ouve reivindicações dos moradores da Guia durante o Valorizando Vidas no seu Bairro

• Prorrogadas inscrições do concurso Municipal “Decore Nossa Capital 2011”

• Construção de sete centros educacionais vai gerar mais de 1.500 vagas em Cuiabá