20 de Janeiro de 2011 13h45

Parceria da Prefeitura de Cuiabá e Agecopa é destacada na inauguração da nova sede da Agência

20/01/2011

Ângela Jordão/PMC

A nova sede da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa) foi inaugurada nesta quinta-feira (20/01). A nova sede está localizada na avenida Lavapés, em frente ao Goiabeiras Shopping, no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. A localização privilegiada da Agência permitirá o melhor acompanhamento pela sociedade de todas as obras e ações que preparam a Capital e os municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Baixada Cuiabana) para o mundial da Fifa.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, do governador Silval Barbosa, além de inúmeras autoridades, empresários e sociedade em geral. A Agecopa, criada pela Lei Complementar 365 de 25 de setembro de 2009, é responsável pelo planejamento, execução, controle, fiscalização e a coordenação dos projetos especiais do Governo destinados a viabilizar todas as ações pertinentes para a realização da Copa do Mundo 2014.

A nova sede abriga, além dos diretores da Agência, espaço para o grupo de trabalho que vai cuidar das desapropriações para as obras de mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, coordenado pela Agecopa e formado por representantes de vários órgãos, como a Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria de Cuiabá, e servidores das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Servidores do município de Cuiabá foram cedidos pela Prefeitura de Cuiabá para atuarem na Agecopa.

O legado que a Copa de 2014 irá deixar para Cuiabá e Mato Grosso foi o destaque dos discursos durante a solenidade. Todos concordam que o evento será um marco para a capital. Além do investimento em serviços e na formação profissional da população, estão previstos investimentos em obras de infraestrutura para Cuiabá e Várzea Grande no valor de R$ 1,1 bilhão.

Em seu discurso, o presidente da Agência, Yenes Magalhães, destacou que a parceria da Prefeitura de Cuiabá com Governo do Estado tem sido fundamental para o sucesso nas ações da Agência. Yenes agradeceu o empenho do prefeito Chico Galindo e de toda a equipe da Prefeitura. “O prefeito Chico Galindo tem colocado toda a estrutura a disposição da Agecopa. Desde que Cuiabá foi escolhida como subsede, foi avisado que não teria recursos, mas tem tido toda disposição para ajudar e colaborar. A parceria com a Prefeitura tem sido inestimável”.

Yenes Magalhães anunciou o novo site da Copa de 2014 em Cuiabá, cujo endereço eletrônico privilegia e divulga a capital de Mato Grosso:  www.cuiaba2014.mt.gov.br. Por meio do site, a sociedade poderá acompanhar as obras a serem realizadas e as que já estão
em andamento. A construção da Arena do Pantanal (estádio sede dos jogos), por exemplo, será monitorada por câmaras 24 horas por dia, e fotos serão disponibilizadas no site diariamente. O site também trará informações sobre o turismo em Cuiabá e Mato Grosso.

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, disse ter tido uma grata surpresa com o nome do site destacando Cuiabá. Ele agradeceu o empenho do Governo do Estado em trazer a Copa para  a capital, destacando a atuação do ex-governador e senador eleito, Blairo Maggi, e a preocupação do governador Silval Barbosa com  o andamento dos projetos.

“É um privilégio ser prefeito de Cuiabá neste momento tão importante. A Copa será um marco na história da nossa cidade. Em 2014, Cuiabá será outra. Assim, como o Governo do Estado e a Agecopa, a Prefeitura está empenhada na realização de todos os projetos. Quero trabalhar junto com a Agência. Toda a equipe da Prefeitura está à disposição para todos os serviços necessários”, declarou o prefeito de Cuiabá em seu discurso.

O Governador Silval Barbosa agradeceu ao prefeito de Cuiabá por ter cedido um procurador do Município para auxiliar a Agecopa nos processos de desapropriações, necessárias para a execução das obras de mobilidade urbana. Silval Barbosa encerrou o evento ressaltando que a realização da Copa do Mundo 2014 em Cuiabá será uma ação conjunta e responsabilidade de todos, "do Governo, Agecopa e todos os Poderes, e o sucesso dela será compartilhado com todos os mato-grossenses, por isso que não podemos errar”, disse.