/

23 de Fevereiro de 2011 14h18

Obras da Copa darão maior mobilidade à Avenida Miguel Sutil

23/02/2011

Sanny Lisboa/PMC

Os treze quilômetros da Avenida Miguel Sutil passarão por grandes intervenções a partir do início das obras que vão preparar Cuiabá para sediar a Copa de 2014.

Serão construídos três viadutos, cinco trincheiras (espécie de longos túneis), cinco adequações de rotatórias e cinco ampliações de pista. Além de melhorias na pavimentação de toda a avenida.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, Edivá Alves, todas as obras na avenida têm como primeiro objetivo facilitar o acesso à arena multiuso, o novo estádio que está sendo construído no local do antigo Verdão, para os jogos da copa. Porém, essas ações vão causar um grande impacto na mobilidade da cidade, por recuperar um longo tempo que a capital passou sem grandes intervenções nesta área. 

O primeiro viaduto será erguido nas mediações da rua Bela Vista, altura do bairro Jardim Leblon, próximo ao posto de combustível Ebenezer. Logo à frente, no cruzamento com a Avenida Dante de Oliveira (antiga Trabalhadores),  onde hoje existe uma rotatória, começará a primeira trincheira, que se estenderá até o início da Avenida Gonçalo Antunes (Antiga Jurumirim).

Logo após o viaduto sobre a Avenida Rubens de Mendonça (Av. do CPA), nas imediações da loja Todimo Home Center, outra trincheira será construída. Esse túnel, que fica próximo à Rua Trigo de Loureiro, terá a forma de ferradura.

Um dos pontos mais complicados do trânsito de Cuiabá, a rotatória que dá acesso ao bairro Despraiado, próximo ao Parque Mão Bonifácia, também terá um viaduto. Ali também haverá ampliação de pista e adequação da rotatória.

O acesso ao Centro de Eventos do Pantanal terá adequações para facilitar a entrada. Já na altura da rotatória do bairro Santa Rosa, haverá outra trincheira para desafogar o trânsito. Nas entradas do Círculo Militar, dos bairros Cidade Verde e Coophamil  haverão adequações das rotatórias e na altura do bairro Santa Isabel, outra trincheira.

As obras que compreendem toda a extensão da Miguel Sutil se estenderão até a cidade de Várzea Grande. Haverá uma trincheira que ligará a avenida cuiabana com a rodovia Mário Andreazza, da cidade vizinha. E a Ponte Nova, sobre o Rio Cuiabá, será ampliada.

Segundo Edivá, o primeiro momento será de transtorno, por causa das alterações que as obras vão causar, mas depois que elas estiverem concluídas, a população sentirá de imediato os benefícios. “Vamos recuperar 25 anos que passamos sem grandes investimentos no sistema viário. É importante a população ter compreensão neste momento e colaborar para que atravessemos este processo durante a execução das obras. Estamos tomando todas as providências pra minimizar os problemas durante este período”, afirmou o gestor. 

Copa 2014 - Avenida Miguel Sutil -  Obras Viárias

1-     Ampliação de Ponte:

Ponte Nova

2-     Viadutos:

Rua Bela Vista

Avenida Presidente Afonso Pena

Avenida Dom Orlando Chaves X Avenida da Feb

3-     Trincheiras:

Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores)
Avenida Gonçalo Antunes (Jurumirim)
Avenida Antártica
Avenida Agrícola Paes de Barros
Rodovia Mário Andreazza

 

4-     Adequação de Rotatória:

Acesso ao Centro de Eventos do Pantanal
Avenida das Flores
Rua Jornalista Alves de Oliveira
Rua Florentino Leite da Silva
Rua Barão de Melgaço