/

25 de Março de 2011 18h00

Novo secretário de saúde de Cuiabá, Antônio Pires, toma posse

25/03/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, deu posse nesta sexta-feira (25) ao novo secretário de Saúde do município, Antônio Pires Barbosa, que assume o cargo no lugar do médico Maurélio Ribeiro. Na ocasião, o prefeito também anunciou que haverá mudanças no comando da Sanecap. O atual presidente Antônio Carlos Ventura Ribeiro deixará o cargo na próxima quarta-feira, dia 30. Em seu lugar assume o médico e suplente de deputado estadual, Aray Fonseca.

O novo secretário de Saúde, Antônio Pires, é médico e administrador hospitalar, graduado em medicina pela USP (Universidade de São Paulo), especialista em Pediatria e Neonatologia e tem pós-graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Público da USP. Embora seja da cidade de Presidente Prudente (SP), o novo secretário já conhece a área de saúde de Cuiabá, pois prestou consultoria ao Hospital Geral durante os últimos anos.

Na solenidade de posse, o prefeito Francisco Galindo, fez questão de ressaltar que Maurélio Ribeiro está deixando o cargo apenas porque assim desejou. Galindo agradeceu o empenho de Maurélio e de toda a sua equipe durante os 15 meses em que ocupou o cargo. “Há 15 dias, pela terceira vez, o Maurélio pediu para deixar a Secretaria, e tive que aceitar. Ele está deixando apenas porque pediu. Maurélio pegou a Saúde em um momento difícil, montou uma ótima equipe e fez um excelente trabalho”.

Francisco Galindo ressaltou a experiência e a competência do novo secretário, Antônio Pires,  destacando sua atuação na administração hospitalar. Galindo disse que a Saúde na capital passa por um momento de transformação e que Antônio Pires, com sua capacidade, terá a missão de conduzir este novo momento.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, que participou da solenidade de posse, disse que não conhece Antônio Pires pessoalmente, mas que já sabe de seu ótimo currículo e capacidade. Henry disse que o Governo do Estado pretende continuar e aprimorar a parceria com o município de Cuiabá no atendimento a saúde. “Não dá para falarmos de atendimento a saúde em Mato Grosso, em estarmos juntos com Cuiabá e Várzea Grande. O governador Silval Barbosa, inclusive, mandou dizer que vamos continuar com a parceria com a prefeitura de Cuiabá”.

O novo secretário Antônio Pires agradeceu o empenho do Governo do Estado e conclamou a todos a ajudarem na condução da Saúde em Cuiabá, destacando que o SUS (Sistema Único de Saúde) é o primeiro grande programa social do Brasil, pois dá a condição de assistência a saúde e a doença a toda população do país. Ele lembrou que conhece o sistema de Cuiabá desde o ano 2000. “Quero agradecer a confiança do prefeito Francisco Galindo. Compartilho das idéias e dos projetos do secretário Pedro Henry. Não é possível fazer um bom trabalho na saúde, se não houver a colaboração de todos”, finalizou Antônio Pires.