28 de Maio de 2011 09h00

Novo PCCS garante aumento real dos salários para os funcionários efetivos da saúde

28/05/2011

Rosane Brandão/PMC

Durante entrevista coletiva para a imprensa, na tarde desta sexta-feira (27-05), o secretário de Governo, Lamartine Godoy, garantiu que a proposta do novo Plano de cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores efetivos da Secretaria de Saúde inclui aumento real nos salários até 2014. “O documento é bem complexo e refaz todo o PCCS dos servidores da Saúde para os próximos três anos”, disse Godoy.

O documento com a contraproposta da Prefeitura de Cuiabá seria entregue ao Sindicato dos Servidores Municipais de Cuiabá (Sispumc) hoje de manhã. Como o prefeito Francisco Galindo não pode comparecer para entregá-lo pessoalmente, o secretário Lamartine Godoy intermediou o encontro. No entanto, os servidores preferiram adiar a conversa para a próxima sexta-feira (03-06) e receber a contraproposta das mãos do próprio prefeito.

Conforme o secretário, o que a prefeitura está propondo vai satisfazer todos os servidores, pois o plano garante vantagem a todos eles, como a implantação da produtividade, adicional de qualificação e, principalmente, garantias àqueles que estão no fim de carreira. “Nosso plano vai beneficiar o funcionário que está no fim de carreira, ou seja, refletirá positivamente numa aposentadoria digna e humana para todos os servidores que se dedicaram por muitos anos à Prefeitura de Cuiabá”, ressaltou Godoy.

Para concluir o PCCS de Cuiabá, segundo Lamartine Godoy, foram pesquisados os planos de outras cidades brasileiras, e o que se descobriu é que em nenhuma delas foi concedido aumento igual ou maior que Cuiabá.

“Em Goiânia, por exemplo, o aumento foi de 6,51% (dividido em duas vezes), em Campo Grande foi de 6,09%, mas nas duas foi somente reposição do índice de inflação dos últimos meses. No caso de Cuiabá o reajuste da inflação foi de 6% com data base para fevereiro. Mas além dessa recomposição salarial, agora terá também mais o ganho real de 2012 a 2014”, garantiu o secretário, acrescentando que só vai divulgar o valor do ganho real quando entregar o documento para o sindicato na próxima sexta-feira.

Assim que aprovado pela categoria, o documento segue para apreciação na Câmara de Cuiabá, e, se aprovado, será sancionado pelo prefeito Francisco Galindo para entrar em vigor. “O presidente da Câmara, vereador Julio Pinheiro, já manifestou dizendo que vai dar agilidade na votação da proposta”, informou Godoy.

Segundo a secretária de Gestão, Adriana Paula Barbosa, no dia 27 de abril houve a entrega do documento com a proposta do sindicato. Porém, ficou acertado que a Prefeitura teria 30 dias para entregar a contraproposta. Neste período foram feitas três reuniões com representes da Prefeitura e do sindicato para discutir o assunto. “Grande parte do que foi proposto pela categoria no texto original foi mantido pela Prefeitura”, garantiu.

Ao todo a Secretaria de Saúde de Cuiabá possui 5.700 funcionários, entre servidores efetivos e contratados. Esse PCCS contempla 1.850 efetivos, com exceção dos médicos e odontologistas, que possuem legislação própria. Os médicos tiveram o PCCS aprovado em 2009, com validade para 2014. Já os odontologistas aprovaram o plano em 2010 com validade para também 2014.