19 de Julho de 2010 11h35

Nova empresa de coleta de lixo já está trabalhando

19/07/2010

Da Redação/PMC

A nova empresa de coleta de lixo de Cuiabá, a Delta, começou a trabalhar na manhã desta segunda-feira (19-07), operando com 20 novos caminhões que foram para as ruas bem cedo,  distribuídos em quatro para a área central da capital e quatro em cada um dos pólos regionais. A estimativa é que em 72 horas, a coleta emergencial de todo o lixo acumulado nas ruas e bairros de Cuiabá seja concluída. Para isso, os coletores trabalharão 24 horas por dia, divididos em turnos. Depois desse prazo, a expectativa é que tenha início a programação normal de recolhimento do lixo. São 32 motoristas e 96 coletores incumbidos do trabalho emergencial.

A contratação da Delta em regime de emegência foi anunciada pelo prefeito Chico Galindo na sexta-feira (16-07), depois que a Prefeitura de Cuiabá rescindiu o contrato com a Qualix. “Trata-se de um momento difícil, que exigiu uma ação muito importante para Cuiabá. Com a contratação da Delta o problema do lixo fica resolvido, agora que a Sanecap assumiu o aterro sanitário. Ultimamos um processo emergencial de terça-feira para cá, e a Delta foi quem apresentou a melhor proposta. Enfim, ganha Cuiabá”, explicou Chico Galindo.

O prefeito ressaltou a coragem da prefeitura em rescindir o contrato firmado com a Qualix, pois a empresa estava prestando o serviço de forma inadequada, incompatível com a necessidade de Cuiabá. Galindo disse que o contrato firmado anteriormente com a Qualix era com base no peso do lixo transportado, e que somava aproximadamente R$ 1,550 milhão/mês.

Os caminhões que estão fazendo a coleta são zero Km, munidos de compactadores modernos, seguindo o que determina o padrão nacional.  A Delta é uma empresa do Rio de Janeiro, sendo a quinta empresa brasileira no ramo da construção civil e em outras áreas. “Cuiabá ganha com a garantia de eficiência na coleta de lixo”, ressalta o secretário de infraestrutura, Euclides Santos.

O secretário exorta a população para que dê apoio à Prefeitura até à regularização total da coleta de lixo, na próxima semana. "No próximo domingo (dia 25), as mudanças na coleta de lixo serão notórias, favoráveis ao que a população sempre esperou do Poder Público. Pedimos paciência aos habitantes de Cuiabá, pois esse apoio é muito importante”. Os novos caminhões circulam com o slogan: “Cuiabá limpa – Compromisso de todos”.