24 de Fevereiro de 2011 16h34

Ministra Ideli Salvatti entrega Caminhão Feira do Peixe em Cuiabá

24/02/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Numa solenidade que reuniu às 14:30 horas de hoje (24-02) , no Mercado do Porto, autoridades municipais, estaduais e representantes comunitários e de entidades ligadas à piscicultura, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, oficializou a entrega do “Caminhão Feira do Peixe” à Prefeitura de Cuiabá. Mais duas unidades similares do caminhão Iveco, modelo Eurocargo 170 E 22, foram destinadas pelo programa federal 'Peixe nos Bairros' a outras regiões do Estado, sem qualquer contrapartida financeira dos beneficiados (Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, na região de Cáceres, Consórcio do Vale do Rio Cuiabá e Prefeitura de Cuiabá).

O total deste investimento é de R$ 711 mil reais. Cada caminhão transporta e armazena até 3,5 toneladas de pescado fresco e congelado, sendo equipado com câmaras frias, espaço para o manuseio do peixe, balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor. "É grande parte do que o pequeno piscicultor precisa para ter retorno garantido do seu empenho", disse a ministra. Um dos objetivos desse programa é justamente neutralizar as ações do atravessador, responsável pela maior evasão dos lucros dos produtores no ato da comercialização dos produtos.

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, agradeceu o apoio que o governo federal tem estendido aos pequenos produtores do País, em todas as áreas. "Muito obrigado, senhora ministra, por vir à capital mato-grossense entregar o  caminhão do peixe, de grande importância para os pequenos piscicultores locais. É um instrumento útil para facilitar o transporte e comercialização desse produto. Sem dúvida, vai agregar maior renda familiar a quem trabalha com tanques de piscicultura no Município, e que acumulava prejuízos por conta da figura do atravessador".

Após descrever a boa situação do programa de piscicultura que Cuiabá incentiva na região do Grande Pedra 90 (Cinturão Verde) e em outras áreas do Município (130 tanques), o prefeito Chico Galindo solicitou à ministra que o governo federal destine à Capital mais caminhões do peixe. Quem ganha, enfatizou, são os produtores humildes e os consumidores, pelo acesso ágil ao pescado fresco, a preços acessíveis, de agora em diante. "É uma peixaria móvel que irá percorrer os bairros centrais e periféricos de Cuiabá durante a semana. O consumo de peixe implica em mais saúde; por ser um alimento dotado de nutrientes riquíssimos, além de ser prato muito apreciado na nossa região".

O prefeito aproveitou a presença da 1ª Dama do Estado, Roseli Barbosa para agradecer o grande apoio que Cuiabá tem recebido do Governo do Estado. "O governador Silval está ajudando Cuiabá, e somos gratos, 1ª Dama Roseli. Trata-se de parceria fundamental para que a cidade possa ser agraciada com serviços de grande necessidade, a exemplo do tapa-buracos e do combate à dengue. Juntos, Município e Estado farão uma faxina geral na Capital".

Chico Galindo ainda presenteou a ministra Ideli Salvatti com uma cesta de produtos regionais, doces e salgados. "O povo cuiabano é caloroso como o calor dessa terra tão boa, e doce como as frutas aqui produzidas. Será sempre um prazer recebê-la", enfatizou.