04 de Outubro de 2011 10h02

Mais de 250 jovens de Cuiabá participarão da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude de Mato Grosso

04/10/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 8445-2866

Cuiabá levará mais de 250 jovens para a 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude de Mato Grosso. A comitiva cuiabana será liderada pelos 22 delegados eleitos na etapa municipal, momento em que discutirão as propostas acolhidas durante o encontro da capital. O evento, que acontece nesta quinta e sexta-feira (06 e 07.10), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, tem o tema “Juventude: Democracia e Participação nas Políticas Públicas”, e reunirá pessoas entre 15 a 29 anos de todas as regiões do Estado.

Para o secretário Especial da Juventude da Prefeitura de Cuiabá, Anderson Xavier, a Conferência Estadual irá consolidar o trabalho e o resultado da etapa municipal. “Os 22 delegados cuiabanos eleitos serão responsáveis em levar, para todo Estado, as propostas e anseios da juventude de Cuiabá, para serem debatidas e colocadas em prática”, destaca.

O ponto alto da Conferência Mato-grossense será a eleição dos 20 delegados que representarão Mato Grosso na 2ª Conferência Nacional da Juventude, marcada para o período de 09 a 12 de dezembro, em Brasília (DF). “Estes jovens serão os porta-vozes e articuladores das necessidades da juventude estadual para o Brasil”, avalia Xavier.

O secretário revela que, para dar força a juventude cuiabana, a ideia é começar ainda este ano a realização de pequenas conferências em Cuiabá. “O objetivo é reunir as lideranças da juventude da capital, mantendo a corrente de discussões das propostas”, declara.

Programação

Na Conferência Estadual serão apresentados diversos eixos temáticos dos direitos da juventude, dentre eles: Direito ao Desenvolvimento Integral - educação, trabalho, cultura, comunicação; Direito ao Território - cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais; Direito à Experimentação e Qualidade de Vida - saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito à Diversidade e à Vida Segura - segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos.

Os jovens participarão ainda de debates, mesas redondas, grupos de trabalhos, sistematizações de propostas e apresentações culturais.

Os interessados em participar da 2ª Conferência Estadual da Juventude podem se inscrever pelo site: juventude.setecs.mt.gov.br - Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-5750.

Etapa Cuiabá

A 2ª Conferência Municipal da Juventude de Cuiabá, reuniu mais de mil jovens, sendo considerada a maior do Brasil. O encontro ocorreu na Escola Estadual André Avelino, no bairro CPA II. A mobilização dos participantes da municipal foi feita pelos grêmios estudantis, DCEs (Diretórios Centrais dos Estudantes), juventude partidária , juventude comunitária e FEMAB (Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairro).