16 de Março de 2011 09h07

Líder comunitário comemora o fim da falta de água no bairro Osmar Cabral

16/03/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O presidente do bairro periférico Osmar Cabral (Cuiabá), Clementino Gomes, o popular 'Gasolina', liderança comunitária da região Sul da Capital (Grande Coxipó), afirmou hoje (15-03) que os problemas de desabastecimento de água das ruas 3, 4, 5 e 6 (segunda etapa do bairro) foram praticamente sanados pela Sanecap com a construção de um anel de 110 milímetros (rede de água), numa extensão de 900 metros, que imprimiu 'pressão' nas redes antigas. Isso significa, segundo ele, o fim da falta de água potável naquelas ruas, que conviviam com esse drama há 20 anos.

"A água simplesmente não tinha força para subir nas caixas, o que ocasionava transtornos nas vias assinaladas. Isso vinha desafiando sucessivas administrações da Capital. Felizmente, com o prefeito Chico Galindo e sua equipe técnica, os moradores agora podem respirar tranquilos, com a convicção de que a água é abundante, de forma contínua, sem que suas caixas fiquem vazias, como aconteceu durante décadas".

"Gasolina" solicita à Seminfe para que execute o revestimento nas valas ainda abertas pela Sanecap, hoje comportando a nova rede, responsável pelo suprimento de água de mais de mil famílias. "Com esta nova rede, a água tem pressão suficiente para garantir que ninguém fique acordado para aguardar a chegada de água madrugada afora. Já sobe automaticamente até às caixas. Agora, temos observado um outro fator: em decorrência da alta pressão da nova rede, a antiga (com mais de 25 anos) tem apresentado vazamentos alternados, exigindo sua substituição pela Sanecap. É muita fina, e realmente não comporta a pressão atual, estourando em vários pontos".

A expectativa dos moradores do bairro Osmar Cabral, conforme seu presidente, é a retomada das obras do PAC, no que se relaciona à parte de esgotamento sanitário e asfalto, "outro sonho coletivo", enfatiza. Clementino acrescenta que o empreendimento sanitário está parcialmente concluído, enquanto outros trechos do bairro se encontram a céu aberto em setores variados.

"Falta terminar as obras iniciadas nas demais ruas. Os moradores têm expectativa de que a Prefeitura consiga resolver essa situação do PAC, em transcurso judicial, e possa enfim trazer comodidade ao Osmar Cabral, hoje com várias ruas intransitáveis, em face da suspensão das obras do PAC pela Justiça, transtorno agravado pela intensidade do período chuvoso".

Ainda assim, o presidente faz questão de elogiar a determinação do prefeito Chico Galindo em atender todas as necessidades da Capital também na ala periférica. Acreditamos que 2011 nos reserve boas surpresas, em termos de soluções práticas às demandas que o Osmar Cabral tem enfrentado desde a sua fundação, caracterizadas por abandono geral. Ver instalado novamente um canteiro de obras no bairro, em ágil processo de conclusão das obras ora paralisadas e que significam maior comodidade e qualidade de vida, é a esperança geral", pontuou.